Estão abertas até o dia 30 de março as inscrições para pesquisadores que queiram participar do 7º Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (FP7), que tem como objetivo promover o intercâmbio entre pesquisadores europeus e da América Latina e Caribe e incentivar o contato entre instituições de pesquisa.
Os programas-quadro (framework programmes) são o principal instrumento de financiamento utilizado pela União Européia para apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento e são direcionadas para pesquisadores que atuam nas seis áreas prioritárias: saúde, alimentação, agricultura e biotecnologia, tecnologia da informação e comunicação, energia e ambiente, incluindo as alterações climáticas, e ciências econômicas, sociais e humanas.
A participação nos programas permite a cooperação com pesquisadores europeus e a eventual parceria para os próprios projetos. Serão selecionados 30 pesquisadores de países da América Latina. A concessão prevê financiamento parcial, que incluirá despesas da viagem (passagens aéreas) ou de estadia (hotel e subsídios de viagem). A outra parte dos custos terá de ser coberta pêlo pesquisador ou instituição.
A fim de obter o máximo de resultado durante a estadia na Europa, um programa de atividades será elaborado conjuntamente e envolverá reuniões no país de origem do interessado.