O CEO do Yahoo!, Jerry Yang, tentou levantar o moral dos funcionários através de um e-mail no qual pede que se mantenham focados e afirma que nenhuma decisão foi tomada sobre a oferta de compra da Microsoft, no valor de US$ 44,6 bilhões, feita na sexta-feira passada (1/2). Na mensagem ele informa que há uma série de outras alternativas que estão sendo consideradas.
O e-mail quebrou quatro dias de silêncio do Yahoo! sobre a oferta hostil da Microsoft. ?Nada foi decido sobre a proposta?, disse ele ao jornal britânico Financial Times.
Segundo o executivo, o conselho de administração da companhia está avaliando cuidadosamente uma ampla gama de alternativas estratégicas, ?em um cenário complexo e em desenvolvimento". No entanto, Yang não forneceu detalhes sobre quais seriam as outras opções, embora a lista de potenciais interessados na empresa tenha se reduzido bastante com as declarações do grupo News Corp., do magnata australiano da mídia Rupert Murdoch e dono do site de relacionamentos MySpace, e da NBC de que não farão nenhuma oferta de compra, além da Comcast e da AT&T.
Apesar de no e-mail manifestar preocupação com o moral dos funcionários e a possibilidade de paralisação no desenvolvimento de produtos, Yang procurou enfatizar o lançamento do sistema de e-mail, chamado Zimbra, e anúncios de novas parcerias que serão feitos durante o Mobile World Congress, que acontece na próxima semana em Barcelona, como prova de que o Yahoo continua mantendo seu dinamismo.
Além de manifestar preocupação com o moral dos funcionários e a possibilidade de paralisação no desenvolvimento de produtos, Yang procurou enfatizar o lançamento do sistema de e-mail, chamado Zimbra, e anúncios de novas parcerias que serão feitos durante o Mobile World Congress, que acontece na próxima semana em Barcelona, como prova de que o Yahoo continua mantendo seu dinamismo.
O executivo ressaltou, ainda, que revisão de suas opções pela diretoria "é fácil, e pode levar pouco tempo". ?Contratamos "consultores top" para nos ajudar em todo o processo e na avaliação das alternativas estratégicas?, enfatizou Yang.
O Yahoo está sendo orientado pelos bancos de investimentos Goldman Sachs e Lehman Brothers, além do escritório de advocacia Skadden Arps e empresas de relações públicas Abernathy McGregor e Robinson Lerer & Montgomery.
O analista de internet do Citigroup, Mark Mahaney, apontou cinco cenários para o Yahoo, em uma nota. Ele disse que o mais provável é que o Yahoo rejeite o lance da Microsoft, mas, em seguida, aceitar uma oferta mais elevada. Mahaney diz que uma das fortes probabilidades é que o Yahoo terceirize o mecanismo de busca com o Google para aumentar as suas receitas.