A Alog Data Centers constrói o seu terceiro data center na cidade de Barueri (SP), utilizando, segundo a empresa, todos os conceitos de sustentabilidade, TI Verde e respeito ao meio ambiente.
Para Peter Catta Preta, diretor de infraestrutura da Alog, a adoção dos princípios de TI Verde não contribuem apenas para a preservação do meio ambiente, refletindo também positivamente nas finanças das empresas com a redução do consumo de energia elétrica e água. "Existe hoje uma preocupação dos nossos clientes quanto às iniciativas de sustentabilidade adotadas pelos data centers e a Alog entende que toda empresa deve contribuir e assumir sua responsabilidade junto à sociedade e ao meio ambiente", afirma.
Normalmente um data center demanda grandes quantidades de recursos naturais como energia elétrica e água para o funcionamento e refrigeração dos equipamentos. Os princípios de TI Verde da Alog consiste em iniciativas tomadas para que a construção do data center e os equipamentos que serão instalados utilizem o mínimo dos recursos naturais e reduzam ao máximo a emissão do CO2 na atmosfera. A Alog espera obter uma redução de pelo menos 70% no consumo de água e 10% no consumo de energia com essa prática.
O diretor explica ainda que o investimento financeiro para a adoção de práticas de TI Verde é alto, o que geralmente inibe as empresas em investir em projetos de sustentabilidade. "Hoje, ainda é caro e difícil descartar e separar corretamente os materiais que podem ser reciclados", explica.
- Data center green