A agência de publicidade brasileira DM9DDB divulgou, em sua página no YouTube, um documentário que foca estudo sobre nova classificação do consumidor em ambiente digital.
Denominado "Perfis Digigráficos", o estudo conclui que as mudanças trazidas pelo universo digital têm pouca ou nenhuma relação com sexo, idade ou classe social, e sim com quanto e como as pessoas utilizam os recursos e equipamentos de tecnologia em sua vida; quais são as intenções que elas têm ao consumir os diversos produtos digitais; e, principalmente, quanto os recursos digitais servem para moldar sua própria identidade.
Com base nessa nova abordagem, a agência sugere cinco perfis de consumidores digitais, os "perfis digigráficos", que são: consumidores imersos, que tiveram parte de sua identidade definida a partir da tecnologia; os ferramentados, que recorrem à tecnologia para agilizar as tarefas, mas não a idolatram; os fascinados, que querem parecer modernos e tecnológicos; os emparelhados, para quem a tecnologia é fundamental para pôr em prática os projetos da vida.; e os evoluídos, que têm o universo das máquinas e da tecnologia como seu habitat.
"O estudo reforça o posicionamento que escolhemos para a DM9DDB como uma agência convergente. Geramos ideias e construímos marcas independentemente da plataforma", diz Cynthia Horowicz, vice-presidente de planejamento da DM9DDB. Para ela, o estudo permitirá às marcas sofisticar o seu entendimento sobre o consumidor na era digital.
Por sua vez, Rodrigo Maroni, diretor de planejamento e estratégia digital da DM9DDB, acredita que a nova classificação dos consumidores aumentará a eficiência das ações digitais, uma vez que orienta para a geração de ideias mais relevantes para cada público.
"Para se conectar com o perfil 'Imersos', é preciso saber conversar e dar valor para suas identidades virtuais, especialmente usando meios digitais, que é onde essas identidades ganham vida", exemplifica.