As consultas ao Sistema Valores a Receber serão retomadas no dia 14/02/2022. Para ampliar a capacidade de atendimento do SVR, o BC criou um site exclusivamente dedicado a ele: valoresareceber.bcb.gov.br.
No momento da consulta em valoresareceber.bcb.gov.br o cidadão saberá se tem valor a receber e, caso positivo, receberá a data para conhecer esses valores e solicitar sua transferência, a partir do dia 07/03/2022. O BC recomenda que o cidadão volte ao site na data informada. Caso não compareça nessa data, o cidadão terá que fazer uma nova consulta para receber uma nova data para pedir o resgate.
Entretanto, o cidadão não deve se preocupar se perder a data por algum motivo. Ele poderá voltar a valoresareceber.bcb.gov.br a qualquer momento e receber uma nova data de agendamento. O cidadão nunca perde o direito sobre os valores em seu nome. As instituições financeiras guardarão esses recursos pelo tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite a devolução.
No site valoresareceber.bcb.gov.br há um passo-a-passo para o resgate dos valores do SVR.
O cidadão precisará de um login Gov.br nível prata ou ouro para acessar o Sistema Valores a Receber. Não será possível acessar o sistema com seu login Registrato. Se o cidadão ainda não possuir login Gov.br, ele pode fazer seu cadastro gratuito neste link ou pelo App Gov.br (link IOS e link Android).
Por fim, o BC reitera os cuidados para que o cidadão não caia em golpes:
- O único site para consulta ao SVR e para solicitação de valores é valoresareceber.bcb.gov.br.
- O Banco Central não envia links nem entra em contato com o cidadão para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.
- Ninguem está autorizado a entrar em contato com o cidadão em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.
- Portanto, o cidadão nunca deve clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
- O cidadão não deve fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. É golpe!
Por fim, uma informação importante: apenas após o cidadão acessar o sistema (ou se já o acessou nos dias 24 e 25/01) e somente no caso de pedir o resgate sem indicar uma chave Pix, a instituição financeira que o Cidadõa escolheu entrará em contato com ele para realizar a transferência. Mesmo nesse caso bastante específico, essa instituição não pode pedir que o cidadão informe seus dados pessoais nem sua senha.