Não há dúvidas de que as empresas enfrentam inúmeros obstáculos no cenário corporativo para conseguirem crescer e liderarem em seus segmentos de atuação. Questões como competitividade e capacidade produtiva estão sempre entre os desafios mais comuns. Afinal, o processo de transformação digital que ocorreu no mercado nos últimos anos proporcionou o surgimento de diversos negócios, além de promover mudanças nos modelos de produção, tornando mais complexa a gestão corporativa e uma atuação eficiente.
No entanto, há outros obstáculos igualmente desafiadores que precisam de maior atenção da liderança para serem superados, como a gestão eficiente do tempo. Em um contexto de intensa pressão por resultados, administrar estrategicamente o tempo pode ajudar as empresas a melhorarem a performance financeira, assim como o desempenho das equipes, trazendo maior fluidez para toda a rotina de produção. Assim, é imprescindível olhar para o tempo como um ativo de grande valor e a busca por formas de melhor aproveitá-lo dentro do espaço corporativo deve nortear o planejamento das organizações.
Uso estratégico dos recursos tecnológicos
A tecnologia desempenha um papel imprescindível no ambiente corporativo. O desenvolvimento de recursos e ferramentas digitais permitiu às empresas avançarem em seus processos de digitalização, maximizando resultados e reduzindo custos operacionais. Por isso, uma gestão mais hábil do tempo nas empresas passa pela adoção de soluções tecnológicas, inevitavelmente.
A realização de atividades de forma manual exemplifica bem a necessidade das empresas apoiarem seus negócios na tecnologia para manterem suas operações financeiramente saudáveis e competitivas. Neste sentido, investir em recursos como Inteligência Artificial, armazenamento em nuvem e softwares de gestão de contratos, por exemplo, ajudam a reduzir o tempo de execução de algumas tarefas, ajudando a melhorar a produtividade dos times.
Em suma, a tecnologia possibilita às empresas gerirem com mais eficiência o tempo de trabalho. A realização de algumas atividades burocráticas e repetitivas de forma otimizada ou por meio de softwares permite às lideranças maior autonomia para direcionar as equipes para demandas mais urgentes relacionadas ao core business do negócio, de fato.
Gestão eficiente eleva desempenho dos colaboradores
O aproveitamento correto do tempo no ambiente de trabalho está em sintonia com as exigências do mercado, que demanda uma gestão eficiente de todos os recursos disponíveis para se obter bons resultados. Neste contexto, a adoção de ferramentas que visem ao melhor uso do tempo é uma ação necessária, pois permite às organizações operarem em um ambiente inovador.
Isso contribui para a formação de um espaço corporativo mais eficiente e produtivo, em que o protagonismo humano nas relações profissionais ganha maior destaque. Ou seja, ao compreender a importância do tempo como ativo de valor e buscar aperfeiçoá-lo, as empresas promovem mudanças importantes em seus modelos de produção, obtendo ganhos tanto na economia de tempo, quanto em eficiência operacional.
Para finalizar, reforço que gerir de forma estratégica o tempo no espaço corporativo ainda é um grande desafio para muitas companhias. No entanto, é um obstáculo que precisa ser superado para que as empresas consigam aumentar seus resultados de forma sustentável. Frente a tais desafios, a tecnologia se mostra como a principal aliada dos negócios para superar estes desafios. Assim, a implementação de recursos tecnológicos no ambiente corporativo proporciona maior controle e aproveitamento de tempo das equipes, reduzindo a ociosidade e falhas operacionais.
Régis Lima, diretor Executivo e de Operações na Lumen IT.
Obrigado pelo artigo. Concordo inteiramente que a tecnologia pode mudar a percepção de todos os aspectos da empresa. É por isso que utilizo frequentemente ferramentas colaborativas online como o kanbantool.com para ter tudo feito e para trabalhar de forma mais eficaz.