A Saque e Pague lança uma nova transação baseada na plataforma Pix: o Depósito Rápido. A função consiste em transações feitas nos terminais da Saque e Pague, a partir de depósitos em espécie e sem envelope usando a plataforma Pix, o dinheiro físico é transformado em dinheiro digital em tempo real. Essa nova transação vale para todas as instituições financeiras e de pagamento conectadas ao Pix.
Antes, para fazer um depósito com dinheiro físico, era necessário se dirigir a uma agência do banco de destino ou imprimir boletos e pagá-los em algum correspondente bancário para quem ainda não estava integrado ao ecossistema Saque e Pague. A compensação do valor ocorria somente no final do expediente bancário ou no próximo dia útil. Com a nova transação, a empresa permitirá depósitos de até R? 2 mil, diretamente para qualquer banco. Além disso, por ser Pix, a transação ocorre em tempo real, 24 horas por dia.
A iniciativa visa incluir a população desbancarizada — parte importante do sistema financeiro –, e trazer mais agilidade, principalmente aos clientes de bancos digitais. "Entendemos que a tecnologia deve ser inclusiva e descomplicada, por isso ofereceremos um novo produto para os nossos usuários. Para os clientes de bancos digitais, não será mais necessário imprimir boletos e procurar uma lotérica para fazer um depósito, por exemplo", ressalta Givanildo Luz, CEO da Saque e Pague.
Um estudo recente desenvolvido pela Fundação Dom Cabral mapeou os meios de pagamento mais utilizados pela população brasileira. Na análise, foi constatado que 53,4% dos entrevistados preferem o uso de cédulas e moedas em seus pagamentos. Além disso, o estudo comprovou um crescimento importante na preferência pelo uso do Pix nas transferências bancárias. Assim, a nova função dos terminais, permitirá que mais pessoas tenham acesso à facilidade transacional que o Pix traz, mesmo só utilizando dinheiro físico.