Sustentabilidade é essencial para 56% das áreas de TI das empresas, confirma estudo

0

Pesquisa encomendada pela Avanade à International Data Corporation (IDC) revela que 56% das áreas de TI das empresas têm a sustentabilidade como pilar para sua visão estratégia e que 54% delas tem uma estratégia de ESG preparada e em execução. A pesquisa entrevistou 145 executivos de empresas de grande porte no Brasil, de todas as indústrias.

No levantamento, foi identificado que as lideranças de TI mostram um equilíbrio em relação à preocupação com os pilares ESG, que é visto como um "cartão de visitas" da imagem da corporação. Para 51% dos entrevistados, ter iniciativas ESG traz benefícios para a imagem da corporação e esse tema ajuda a gerar engajamento entre todas as áreas da companhia.

"Hoje, a demanda por ESG é cada vez mais relevante e abrangente. Além de novas regulamentações surgindo, 88% dos entrevistados sentem que os clientes demandam a demonstração de ações de sustentabilidade em curso, o que alavanca o tema para além dos boards de decisão, impactando a empresa como um todo", comenta Ronaldo da Matta, vice-presidente da Avanade Brasil. "Em nossa visão, a tecnologia pode ajudar muito na estruturação de um processo capaz de identificar e coletar os dados de maneira sistemática, que permita a tomada de decisão em near-real-time e aumente o impacto do tema nas corporações", complementa.

Desafios e oportunidades

De acordo com a pesquisa os temas de entendimento sobre ESG, sua priorização e a cultura da empresa estão bem equacionados pelas organizações. Entretanto, os principais inibidores de ações mais profundas são relativos a capacidades e estrutura corporativa.

Dentre as principais barreiras, as empresas relatam a dificuldade em romper silos e gerar colaboração (33% dos entrevistados), falta do entendimento dos benefícios que podem ser alcançados com o ESG (27%) e a falta de profissionais com skills para liderar iniciativas (37%). "E é justamente nesse ponto que um parceiro pode auxiliar", relata da Matta.

De acordo com a pesquisa, 37% dos entrevistados indicam que consideram a contratação de um parceiro para apoiar a estratégia de ESG nas empresas. "Na Avanade, trazemos soluções para diferentes tipos de dores e demandas dos clientes. Hoje temos diversas iniciativas que normalizam e facilitam a exposição dos dados ESG. Nosso objetivo é criar uma parceria que contemple as principais demandas e amplie o protagonismo das lideranças internas", comenta da Matta.

Atualmente, os principais responsáveis pela condução da estratégia e ações de ESG nas empresas são o CEO (64%), CIO (41%) e CTO (39%). VP de sustentabilidade vem na sequência, com 34%.

Benefícios e oportunidades

Para os executivos, os principais reflexos das iniciativas ESG impactam tanto os resultados da empresa e a posição da organização diante de cliente e competidores. Cerca de 94% dos entrevistados concordam que alavancar os resultados do tema gera mais oportunidades de negócios e 82% acreditam que o ESG é um diferencial competitivo.

No prisma da TI, 81% dos entrevistados acreditam que as iniciativas de ESG geram economia para a empresa como um todo e 82% veem que resultados de TI geram engajamento com outras áreas.

"Ter uma TI que apoia a sustentabilidade é diretriz de 81% das empresas. E nosso papel é enfatizar os caminhos e mostrar de maneira clara os benefícios mensuráveis, que utilizam o melhor da tecnologia para impactar positivamente a sociedade, com uma governança robusta e mitigando impactos no meio ambiente", finaliza da Matta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.