A Elgin anunciou nesta terça-feira (7/3) a formação de uma joint venture com a desenvolvedora Aris para a fabricação de terminais de auto-atendimento e auto-serviço em geral. A nova companhia operará como uma parceria, por meio da qual a fabricante de impressoras responderá pela produção dos equipamentos, além da assistência técnica e serviços, e a Aris com o desenvolvimento do sistema.
Com um investimento de mais de US$ 1,3 milhão na ampliação de suas linhas fabris de Mogi das Cruzes e de Manaus, a nova atividade estará sob a responsabilidade da Elgin Automação Comercial, que faturou US$ 12 milhões em 2005.
A expectativa da Elgin com o novo negócio é mais que dobrar seu faturamento neste ano, alcançando US$ 38 milhões. O foco, segundo o diretor da Elgin Automação Comercial, Alcebíades Espíndola, estará voltado para os segmentos de bancos, operadoras de telefonia, empresas ou divisões de recursos humanos, indústria de cosméticos e grandes redes de lojas. ?Já fechamos o primeiro contrato com um banco de alcance nacional para prover terminais de auto-atendimento?, diz ele, sem revelar o nome.
O executivo afirma que a joint venture não foi decidida como negócio de ocasião, mas como parte de estratégia de crescimento do grupo para os próximos anos. Espíndola toma como base dados da Febraban, a federação dos bancos, os quais revelam que somente no setor bancário o mercado de soluções de auto-atendimento cresceram 30,4% no ano passado, com aumento de 16% dos caixas eletrônicos (ATMs) e de 26,3% dos correspondentes bancários.
?Percebemos que não podemos competir com os chineses no produto de tecnologia da informação simplificado, commodity. Então partimos para soluções com alto valor agregado?, explica Espíndola, ao dizer que cada linha de terminais de auto-atendimento já sai de fábrica customizado para as necessidades do cliente, desde o design até as funcionalidades ou serviços oferecidos.