A Datasul registrou receita operacional líquida de R$ 50,6 milhões no quarto trimestre de 2006, um crescimento de 17,8% na comparação com igual período de 2005. Segundo a produtora de software, um dos destaques foi a venda de novas licenças de uso, que atingiu R$ 14,1 milhões, representando um aumento de 30,2%.
A receita líquida de outros serviços atingiu R$ 4,8 milhões, evoluindo 95,4% sobre o mesmo período do ano anterior. Além disso, a Datasul apurou lucro líquido de R$ 11,9 milhões, 44,7% acima do mesmo trimestre de 2005.
De acordo com a empresa, a estratégia de internacionalização também avançou de forma consistente pelas Américas. Durante o quarto trimestre, as operações internacionais atingiram 8,8% sobre o total das receitas de licença de uso. No mesmo período do ano anterior elas representavam apenas 1,3%. Hoje, a Datasul já conta com 134 clientes no exterior, onde o foco de crescimento está na Argentina, Chile, Colômbia e México.
Em 2006, a companhia totalizou uma receita líquida de R$ 172,8 milhões, um crescimento de 13,6% na comparação anual. Além disso, apresentou um lucro líquido, ajustado pelas despesas extraordinárias incorridas com a oferta pública de ações, de R$ 22,4 milhões, um crescimento de 12,7%. A Datasul está propondo dividendos de R$ 0,20 por ação, equivalentes a R$ 5,8 milhões.
Desconsiderando-se as despesas com o processo de abertura de capital e os efeitos dos provisionamentos extraordinários não recorrentes do quarto trimestre, a geração operacional de caixa, medida pelo Ebitda (ganhos apurados antes do pagamento de impostos, taxas, depreciação e amortização, foi de R$ 13 milhões no trimestre e de R$ 43,6 milhões no ano, 22,3% maior que os R$ 35,6 milhões registrados no ano anterior. A margem Ebitda, considerando esses ajustes, atingiu 25,8% no trimestre.
O relatório do balanço da empresa informa, ainda, que a carteira de clientes cresceu 10,6%, totalizando 2.497 clientes ativos e mais de 243 mil usuários. Essa base de clientes está segmentada entre empresas de pequeno (31%), médio (42%) e grande porte (27%), com base na quantidade de clientes em cada porte.
Por uma maior necessidade de softwares de gestão empresarial integradas, são os clientes de médio e grande porte ? 69% do total ? que respondem por 90% da receita operacional líquida. Ainda assim, a Datasul apresenta uma receita diversificada, oriunda de empresas em mais de 40 segmentos da economia. Os dez maiores clientes representavam 8,3% da receita operacional líquida ao fim de 2006.
Entre os destaques de 2006 estão o crescimento da modalidade de venda de software como serviço (SaaS) no Brasil e a compra, em dezembro, da Informenge, empresa de software para área de saúde, além da aquisição dos produtos, marcas e clientes da Meya, uma das principais fornecedoras de ERP da Argentina.