Novo iPad deve manter Apple na liderança do mercado, preveem analistas

0

O mercado recebeu com otimismo o lançamento do novo iPad da Apple. Especialistas consultados por Mobile Time foram unânimes ao afirmar que, embora sem novidades para além daquelas já esperadas pelos analistas, o novo dispositivo deve consolidar a empresa na liderança do mercado mundial de tablets.

Para Luciano Crippa, analista da empresa de consultoria e pesquisa IDC Brasil, o lançamento atendeu às expectativas do mercado. “Foi bem dentro do que os analistas previam, incluindo a IDC. Veio com 4G LTE, resolução de tela maior, câmera e vídeo em HD”, disse ele, para quem o produto tem o potencial de mudar o enfoque existente até então no uso de tablets. “O anúncio de hoje faz prever uma mudança na forma de uso do dispositivo. Até então, era muito consumo e pouca criação. Nesse novo iPad, parece haver mais ênfase em prover ao usuário possibilidades de inovar e criar dentro do aparelho. Exemplos disso são a adaptação para tablet de softwares como o iPhoto e o Sketchbook da Adobe. Isso torna o produto mais atraente para o segmento doméstico”, diz.  A opinião que vai em linha com o que disse o CEO da Apple, Tim Cook, durante o lançamento: trata-se de uma “nova era pós-PC”.

“De 1985 até o início dos anos 90, vivíamos a era do mainframe. Dos anos 90 até 2011, vivemos a era do PC. Agora estamos entrando na era da mobilidade. O PC não vai deixar de existir, mas a tendência é que deixe de ser o centro das atenções. Produtos como o novo iPad, que congregam inúmeras tecnologias em um único dispositivo de alta performance, mais leve e portátil, fazem prever que muitos usuários deixarão de precisar de um notebook para o seu dia a dia”, disse.

As novas funcionalidades do iPad também foram comentadas por Michael Gartenberg, diretor de pesquisa da Gartner Internacional, que recebeu o novo lançamento com entusiasmo. “É uma grande evolução em um produto revolucionário”, disse Michael. “Não tanto pelos novos dispositivos de hardware, mas pela interface, por tudo o que ele permite fazer, com mais qualidade, em tantos campos diferentes. O novo iPhoto, o Sketchbook (aplicativo de desenho), a integração com o iCloud: é um sem número de experiências à disposição do usuário”, disse.

Quanto à performance de Tim Cook, em seu primeiro grande evento como CEO da Apple, após a morte de Steve Jobs, o analista do Gartner também teve uma boa impressão. “Ele foi muito bem. A prova disso é que ninguém está falando sobre ‘Tim Cook’ agora, todos só falam do novo iPad”, disse.

Os analistas também parecem concordar que o produto tem potencial para manter a Apple na dianteira do mercado de tablets, especialmente na competição com sua principal rival, a Samsung. Van Baker, vice-presidente de pesquisa da Gartner, vê o lançamento de hoje como sendo a consolidação dessa tendência. “A Apple está milhas à frente de qualquer outra fabricante no mercado de tablets, e o lançamento de hoje mostra que deve continuar assim. A principal diferença que eu apontaria não é nem somente o hardware, mas a impressionante quantidade de aplicativos de alta qualidade disponíveis especificamente para o iPad. O Android ainda não conseguiu se equiparar a isso, nem em quantidade nem em qualidade”, disse.

Crippa também concorda que a Apple deva se manter com os atuais 60% de participação no mercado mundial de tablets, embora veja uma clara diferenciação nas estratégias adotadas por cada fabricante. “A Samsung vem apostando na diversificação do seu portfólio, enquanto a Apple aposta na consolidação de um modelo já conhecido. O novo iPad nao é ‘groundbreaking’, nao é um produto revolucionário. Tem features melhoradas, mas que  já eram esperadas”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.