Chegou a hora de adotar a IA na sala de aula

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Estamos todos observando a tecnologia evoluir rapidamente e tornar muito mais fácil a maneira como vivemos, trabalhamos e até mesmo aprendemos. E o avanço da inteligência artificial (IA) como agente facilitador impulsiona a capacidade das soluções existentes para ajudar as pessoas a colocarem novas ideias no papel com clareza e com uma qualidade visual excepcional.

Graças à digitalização e ao surgimento de ferramentas acessíveis e fáceis de usar com o impulso da IA, qualquer pessoa, independentemente de seu conhecimento sobre design, pode fazer experiências criativas e criar conteúdo visualmente atraente de forma rápida e eficiente.

Já vimos a IA sendo adotada em várias organizações, inclusive em empresas globais, de vários setores. Imagine só os benefícios que ferramentas de design amigáveis trazem para a educação, desde o ensino fundamental até o ensino superior, em escolas públicas e privadas. Nesse momento, professores utilizam a IA para ajudar a planejar aulas eficientes e manter os alunos envolvidos por meio de um design bem-feito.

A disponibilidade dessas ferramentas no Brasil é crucial, pois considera a grande (embora reprimida) demanda por maior conhecimento e domínio sobre habilidades que envolvem o uso de ferramentas novas, inteligentes e interativas, entre outros atributos técnicos. A importância desse quadro fica clara principalmente quando olhamos para a realidade da educação brasileira. Ainda há um longo caminho para atingir esse nível de inovação no setor, já que várias escolas públicas ainda carecem de equipamentos básicos de infraestrutura.

De acordo com o relatório Diagnóstico do Nível de Adoção de Tecnologia nas Escolas Públicas Brasileiras, desenvolvido em 2022 pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb), em uma escala de alfabetização digital para fins pedagógicos (considerando 5 o nível mais alto e 1 o mais baixo), a maioria dos profissionais de educação pesquisados se colocou no nível 2.  Isso significa que muitos professores brasileiros ainda estão em um estágio inicial de conhecimento, acesso e aplicação de tecnologias para seu desenvolvimento profissional e para inovações nas práticas pedagógicas.

No entanto, isso não significa que os professores brasileiros não estejam cientes da relevância dos recursos digitais como um apoio fundamental para o ensino. Quando ferramentas de fácil utilização são aplicadas no ambiente educacional, a criação de apresentações atraentes e o desenvolvimento de planos de aula visuais não só são possíveis, como também podem ser facilmente incorporados à rotina diária de milhares de alunos em diversas regiões.

Embora uma biblioteca gratuita de recursos didáticos e soluções baseadas em IA possa tornar as aulas mais envolventes e inclusivas, ferramentas inovadoras também simplificam as tarefas dos professores e elevam sua criatividade e produtividade. Essas soluções são capazes de otimizar o planejamento do que será ensinado em sala – desde o mapeamento das aulas para o período letivo até a atualização facilitada dos materiais didáticos. Além disso, elas ajudam a alocar mais tempo e energia para as tarefas que realmente importam.

Outros exemplos incluem assistentes de ensino com tecnologia de IA, nos quais os professores podem simplesmente inserir um prompt para gerar um primeiro rascunho de um plano de aula ou obter inspiração para uma atividade mais lúdica em sala de aula. Também é possível adaptar conteúdos complexos a diferentes níveis de leitura e estilos de aprendizagem. Ao mesmo tempo, usando recursos de animação rápidos e fáceis de usar, os educadores podem, com apenas um clique, transformar materiais didáticos em vídeos e apresentações envolventes e cativantes.

Todos esses recursos fáceis de usar continuam tendo avanços importantes. Além de ajudar os professores a criar formas novas e mais envolventes de apresentar o conteúdo didático, os recursos de IA também têm um enorme potencial para proporcionar um ambiente de aprendizado mais inclusivo para todos. Isso envolve tornar a sala de aula mais acessível aos alunos com deficiência visual, pois as ferramentas visuais inteligentes são capazes de gerar instantaneamente textos alternativos, legendas ou tags para imagens e vídeos que podem ser lidos em voz alta por um robô de IA.

No passado, o nível de conhecimento e o tempo necessário para aplicar recursos visuais eram vistos como os principais obstáculos para melhorar o conteúdo das aulas. Hoje, porém, a disponibilidade de ferramentas e aplicativos fáceis de usar e a possibilidade de contar com a IA para produzir materiais didáticos atraentes de maneira mais fácil e rápida podem fazer com que o trabalho dos professores se destaque, além de melhorar os resultados do aprendizado. De fato, 88% dos brasileiros acham importante que as ferramentas e os aplicativos de edição sejam fáceis de usar – de acordo com um estudo desenvolvido por Canva em parceria com a IPSOS.

Os resultados positivos da aplicação desses recursos alimentados por IA são quase garantidos, pois os benefícios do design para fins de aprendizado são claros para a maioria dos brasileiros (entre professores e alunos). De acordo com o mesmo estudo, 85% acreditam que é importante receber informações em um formato visual ao aprender algo novo, enquanto 90% acreditam que o design deve ser ensinado como uma disciplina escolar.

Isso mostra que o caminho para a transformação do ensino por meio do design inclusivo e da IA já foi traçado. Agora cabe aos provedores de soluções criativas e às escolas e universidades brasileiras facilitarem o acesso a esses recursos, produzindo resultados sem precedentes a professores e todo o corpo discente.

Eleazar Ortiz, líder regional na América Latina do Canva for Education.

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