Diante da falta de visibilidade sobre o desempenho de seus produtos em lojas e farmácias, a Perfetti Van Melle decidiu adotar as soluções da Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados para a gestão da cadeia de consumo.
Com o apoio das tecnologias de monitoramento da companhia, a maior distribuidora de balas e gomas de mascar do mundo ajustou suas estratégias, o que a permitiu reduzir em 85% a taxa de itens sem venda e em 46% o índice de ruptura – quando produtos estão indisponíveis ao consumidor no momento da compra.
As soluções da Neogrid possibilitaram à multinacional uma visão clara com análises detalhadas e dados confiáveis sobre a performance de negócio. Uma das ferramentas utilizadas para melhorar o desempenho foi a de visibilidade do varejo que proporcionou uma gestão de estoque mais eficiente, além de facilitar a identificação de produtos estratégicos.
Em agosto de 2024, a Perfetti Van Melle iniciou um projeto de quatro semanas para reduzir indicadores selecionados pela indústria em alguns varejos, com foco em KPIs como ruptura e sellout. O programa envolveu cinco etapas e foram escolhidos três varejos como piloto, nos quais foram realizadas blitzes para identificar oportunidades e alinhar ações entre a indústria e o varejo.
"O suporte da Neogrid tem feito toda a diferença, uma vez que personaliza os relatórios de acordo com cada necessidade", afirma Thamires Lopes, analista de Inteligência de Vendas da Perfetti Van Melle Brasil. "Para nós, ser capaz de extrair o estoque da plataforma com dados confiáveis é imprescindível para conseguirmos identificar oportunidades e atacar os pontos essenciais."
O planejamento aprimorou a visualização das informações por meio de ajustes nos dashboards, atualização do catálogo de produtos, classificação de clusters e capacitação da equipe. Com os dados gerados pela Neogrid, a indústria se preparou para aplicar as informações de forma eficaz e alcançar resultados expressivos.
Análises personalizadas
Com a implementação da solução de visibilidade da Neogrid, a Perfetti Van Melle não apenas atingiu seus objetivos, mas também melhorou o acompanhamento dos dados por meio de análises personalizadas que atendem às necessidades da empresa. Essa abordagem resultou na redução dos principais indicadores graças à maior confiabilidade das informações.
"Nossas soluções são capazes de acompanhar indicadores e adaptar estratégias fundamentadas em insights, o que traz vantagens competitivas para nossos parceiros", explica Christiane Cruz Citrângulo, diretora Executiva de Marketing e Estratégia da Neogrid.