Um tema que tem dominado as palestras e parte considerável das novas aplicações em exibição durante a CTIA Wireless, que acontece esta semana em Las Vegas, são os serviços de m-wallet, ou pagamento eletrônico por meio de celular.
A NTT DoCoMo, maior operadora japonesa, já havia apresentado na abertura do evento este serviço como uma das grandes promessas mesmo para mercados extremamente maduros, como é o japonês.
Nos EUA, onde o nível de uso do celular ainda está abaixo daqueles registrados na Ásia, o pagamento pelo celular também começa a ser tratado como coisa séria. Na sessão de abertura do segundo dia da CTIA, quem falou foi Jeff Jordan, CEO da PayPal, uma empresa que faz o meio de campo em transações financeiras para a internet e que agora está difundindo uma solução móvel, pela qual o usuário autoriza, pelo celular, a compra, a cobrança e a entrega de produtos de qualquer natureza.
Os debates estão quentes sobre o tema, e as possibilidades de negócio são muitas. Mas talvez os usuários ainda não tenham interesse efetivo nesse tipo de aplicação, provavelmente porque não conhecem as possibilidades.
Segundo pesquisa feita pela empresa In-stat junto a 1,2 mil usuários de telefones móveis nos EUA, 20% não estão interessados em aplicações envolvendo m-wallet, 20% estão pouco interessados, 35% têm algum interesse e apenas 25% estão muito ou extremamente interessados nessa possibilidade.