Por US$ 2,5 milhões, a Nera está transferindo a sua unidade de negócio de satélite (DVB-RCS) para a STM, empresa americana que atua no segmento de sistemas para comunicação via satélite baseados na tecnologia VSAT. Com a transação, a Nera passa se dedicar exclusivamente à produção de equipamentos de rádio, carro-chefe de seu negócio em nível mundial.
A unidade absorvida pela STM abrange serviços e equipamentos para transmissão de dados por satélite. Segundo o comunicado divulgado pela Nera, a STM assumirá a produção da linha Satlink, os direitos de propriedade intelectual atribuídos a esse produto, estoque, contratos de fornecimento, a carteira de clientes e os profissionais da área.
A STM manifestou a intenção de manter os negócios na Noruega, sede da matriz da Nera. O CEO da Nera, Bjorn Olafsson, avaliou que a empresa norte-americana tem capacidade para desenvolver ainda mais o mercado de satélite, dada a experiência acumulada nos seus 20 anos de atuação no segmento de sistemas VSAT. Segundo ele, apesar de ter um bom produto, a Nera tem enfrentado grandes desafios, como o de alcançar um volume de negócios sustentável na área. ?A STM tem experiência, rede de vendas e uma carteira de clientes que podem expandir ainda mais os negócios com DVB-RCS?, concluiu.
Presente em vários países, a STM é uma das grandes fornecedoras de produtos e serviços para empresas de telecomunicações.