Pesquisas mostram perfil de uso do celular entre jovens e adultos

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Empresas que participam da CTIA Wireless, evento de telefonia móvel que acontece esta semana nos EUA, trazem alguns números interessantes de pesquisas recentes sobre o comportamento dos usuários dos serviços de telefonia.

A Buongiorno, de serviços de valor adicionado que atua principalmente no mercado europeu, pesquisou 2 mil adolescentes em nove capitais européias e constatou alguns dados interessantes.

1) Usuários querem personalização: 67% dos entrevistados consideram fundamental ter pelo menos um serviço de personalização do celular, como um ringtone, um jogo ou uma imagem de tela diferente. E 77% dos que não consideram mudaram de opinião ao serem apresentados a uma possibilidade de personalização. Entre os serviços mais populares, estão download de músicas e toques (37%), gráficos (34%), aplicações do tipo trivia (13%), seguidas de jogos (12%) e interação (4%).

2) Usuários adolescentes ainda compram pouco: apesar do grande interesse em conteúdos adicionados, segundo a pesquisa da Buongiorno, 80% dos usuários ainda adquirem apenas um item de serviço adicional por mês. E a maior parte (75%) gasta menos de 2 euros por mês. A maior parte dos que não adquirem novos serviços não o faz porque considera caro (47%) ou porque não sabe como (32%).

3) Principais problemas: a maior parte dos usuários de serviços de valor adicionado entre os adolescentes (87%) reporta problemas de compatibilidade nos itens adquiridos. Outra parte significativa (78%) coloca o preço como um problema, item seguido de perto pela falta de uma forma de entrar em contato com quem vendeu (76%). Cerca de 59% ainda relatam problema na entrega dos conteúdos, 53% não têm confiança em quem provê o serviço, 51% não conhecem quem provê o serviço e vêem isso como um problema e 32% acham que não há informação sobre como deixar de ser assinante do produto.

4) Onde comprar um serviço de valor adicionado: segundo a pesquisa, 46% dos adolescentes na Europa compram SVAs (serviços de valor adicionado) para o celular pela internet e 44% compram pelo SMS. O acesso a estes serviços por um portal Wap independente é usado por 33% e pelo portal Wap da operadora, por 29%. Outras formas não passam de 12%, com destaque para o baixo índice de resposta a anúncios de revistas/jornais e TV: 7% e 4%, respectivamente.

5) Fatores de credibilidade: entre os fatores que fariam os usuários comprarem um serviço de valor adicionado, segundo a pesquisa, estão confiabilidade na empresa vendedora (17%), ofertas especiais (16%), haver uma marca famosa por trás (14%), a vendedora ser a própria operadora (11%), exposição na mídia constante (10%), ter um número de atendimento (9%) e recomendação de amigos (7%). Apenas 7% não dão a menor importância para nenhum desses fatores.

Público adulto

Já uma pesquisa conjunta da Associated Press, AOL e da Pew Research revela as características que o público adulto leva em consideração nos serviços móveis. Foram ouvidos 1,2 mil usuários nos EUA. Os dados mostram que 52% deles nunca desligam o telefone e 40% daqueles que têm entre 18 e 30 anos pensam seriamente em deixar de usar serviços fixos.

Entre os itens que são usados ou considerados indispensáveis pelos entrevistados estão serviços de mapas e localização (51%), envio de mensagens (48%), tirar fotos (47%), jogos (34%), envio de email (32%), ferramenta de pesquisa (31%), acesso à web (30%), toque de música (25%), gravação de vídeos (23%), integração com serviços de mensagem instantânea (21%), ter mensagem instantânea no handset (18%) e assistir televisão e vídeo (16%).

A pesquisa também mostra que 35% dos entrevistados enviam SMS, número que salta para 65% entre os que têm até 30 anos. Cerca de 8% dos entrevistados usam o celular para envio ou recepção de e-mail. Mais detalhes da pesquisa da AOL e da AP estão disponiveis em www.aolmobile.com/survey .

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