O mais recente relatório sobre incidentes ocorridos na internet nos primeiros meses do ano divulgado pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Segurança no Brasil (CERT.br) traz à tona estatísticas alarmantes.
O índice de tentativas de fraudes on-line cresceu assustadoramente em curto espaço de tempo, com destaque negativo para as ocorrências relatadas na área financeira. Segundo o CERT.br, nada menos que 12.099 notificações foram registradas entre janeiro e março, número 37% superior ao total registrado no último trimestre do ano passado (8.848) e 447% maior que os 2.213 relatos recebidos nos três primeiros meses de 2005.
As estatísticas do CERT.br são elaboradas a partir de relatos espontâneos de administradores de rede e usuários. Isso significa que o volume de tentativas pode ser ainda maior, tomando como referência o fato de que nem todos divulgam acontecimento desse tipo.
Segundo o estudo, de janeiro a março deste ano o número total de notificações somou 28.133, superando em 29% os relatos do trimestre anterior e em 126% os incidentes reportados no mesmo trimestre de 2005 (12.438). Nos três primeiros meses do ano, as fraudes representaram 43% do total de incidentes relatados, seguidas de scans (31%) e de worms (23%). Entre os scans reportados, as varreduras a procura de senhas fracas foram maioria, e continuam crescendo, representando 54% do total.