A missão brasileira que estava programada para ir ao Oriente garantir os entendimentos para a possível implantação de fábricas de semicondutores e televisores com telas de cristal líquido (LCD) no Brasil parte no próximo domingo, dia 9/4.
Fazem parte da missão os ministros Hélio Costa (Comunicações), Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento da Indústria e Comércio); e Celso Amorim (Relações Exteriores), além de André Barbosa, assessor especial da Casa Civil; e Augusto Gadelha, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Os brasileiros têm uma reunião marcada com representantes do governo japonês na próxima quarta, 12, além de reuniões com fabricantes de equipamentos.
Segundo afirmou o ministro Hélio Costa no final de março, quando anunciou que o governo preparava a viagem, a ida ao Japão não está relacionada com a decisão sobre o padrão base para a implantação do SBTVD. "O fato de estarmos indo ao Japão não significa que já se tomou a decisão pelo padrão japonês, até porque também estamos indo à Coréia, que adotou o modelo norte-americano.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra", destacou Hélio Costa. Contudo, conforme anunciou este noticiário, a viagem à Coréia do Sul foi cancelada.