A Comissão Européia (CE) aprovou normas que permitirão a utilização do telefone móvel a bordo dos aviões nas mesmas condições nos 27 Estados membros, tanto para fazer quanto receber chamadas e mensagens de texto de maneira segura durante os vôos.
As regras harmonizam a concessão de licenças e os requisitos técnicos para a prestação do serviço, independente das fronteiras que atravessem.
Os telefones dos passageiros estarão conectados a uma rede celular a bordo que se comunicará com a terra via satélite. O sistema evita que os telefones se conectem diretamente com as redes móveis terrestres, evitando interferências.
E a potência de transmissão se manterá em um nível suficientemente baixo para que os telefones possam ser usados sem que a segurança dos equipamentos do avião ou o funcionamento normal das redes móveis terrestres sejam afetadas.
A decisão da União Européia homologou uma freqüência comum na Europa: 1.800 MHz. Também lança as bases para permitir o reconhecimento, em toda rede da CE, das licenças nacionais concedidas às diferentes companhias aéreas.
Por exemplo, uma aeronave matriculada na França ou na Espanha, poderá oferecer serviços aos passageiros ao sobrevoar a Alemanha ou Hungria, sem necessidade de procedimentos adicionais de autorização. O novo serviço não está coberto pelo regulamento da CE sobre roaming. Sabe-se que será mais caro que uma chamada normal em roaming porque supõe mais custos para as operadoras.