A petroquímica Braskem adotou o módulo SAP EH&S (Environment, Health and Safety), do pacote de gestão empresarial da fabricante, para aprimorar o controle da área de saúde e segurança dos seus 7 mil colaboradores. O aplicativo havia sido adquirido junto com a solução ERP, em 2006, mas só foi ativado após uma reestruturação feita com base na arquitetura orientada a serviços, da sigla em inglês SOA (Service Oriented Architecture).
Grosso modo, a arquitetura permite melhorar a organização dos módulos do pacote ERP, ao mesmo tempo em que facilita e simplifica o desenvolvimento de novos aplicativos (serviços) dentro da plataforma. No caso do módulo EH&S, utilizado para centralizar as informações médicas dos funcionários da Braskem, como participação em campanhas de vacinação e resultados de exames de rotina, a SOA ajudou não só a organizar a informação, que demanda acesso rápido e coordenado, como permitiu a construção de aplicações RIA (Rich Internet Application), com recursos gráficos de mais fácil utilização.
"Como esse público de usuários não tem muita familiaridade com sistemas de TI, o projeto envolveu a criação de uma interface mais amigável para o módulo de saúde e segurança", explica Marcelo Santa Rita, diretor da SAP Netweaver.
As informações são guardadas em um servidor para que possam ser acessadas pelos aproximadamente 50 médicos e enfermeiros da Braskem. Entre os dados armazenados estão os prontuários médicos, consultas realizadas e atestados médicos.
O coordenador de sistemas da Braskem, Mauri Castelar, informa que foi necessário apenas um treinamento conceitual para as novas funções, porque os usuários já estavam acostumados com os módulos SAP ERP. Ele diz também que o tempo de implementação do módulo de gestão da saúde da SAP pode variar entre três e cinco meses, e adiciona que a principal vantagem do módulo após a aplicação da plataforma SOA é a facilidade no uso proporcionada pela interface intuitiva. "Na plataforma antiga, as aplicações eram um pouco complexas. Às vezes eram usadas várias telas para fazer uma mesma operação. Agora se consegue condensar essas informações em uma mesma tela, ou seja, melhoramos a usabilidade do sistema", analisa.
Para Castelar, não havia uma perda de produtividade, mas o SOA organiza os módulos diminuindo a complexidade, algo que só foi percebido após a implantação. "Quando utilizamos um dos módulos, reparamos: 'Olha desse jeito é mais fácil'", lembra.
O executivo da Braskem ressalta que depois da implementação do SOA, o tempo necessário para preenchimento das fichas e históricos médicos dos funcionários foram reduzidos, porque o módulo se tornou mais amigável.
A petroquímica Braskem foi formada em agosto de 2002, quando os grupos Odebrecht e Mariani integraram seus ativos petroquímicos à Copene Petroquímica do Nordeste. Atualmente, a Braskem produz mais de 15 milhões de toneladas/ano de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos.
- Controle