Ford assina acordo com a PUC-Rio para pesquisar experiência do consumidor

0

A Ford firmou um acordo com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, para o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa voltados à Experiência do Usuário. O objetivo é criar projetos de Design e Engenharia com inovação focada nas pessoas, de forma a antecipar suas necessidades e melhorar sua satisfação.

"Este é um trabalho inovador na indústria automotiva no Brasil e faz parte de um projeto maior da Ford, que criou uma área de Experiência do Usuário dentro da sua estrutura global. Ele muda o foco da inovação na engenharia, que tradicionalmente é voltada para o produto, e concentra o estudo nas necessidades do usuário", diz Marcio Alfonso. "A PUC-Rio está na vanguarda desses estudos e conta com especialistas e laboratórios equipados com tecnologia de ponta para dar suporte às pesquisas que vamos desenvolver."

A experiência do usuário, segundo a norma da área (ISO 9241/210), inclui as emoções, crenças, preferências, percepções, reações físicas e psicológicas, comportamentos e ações que ocorrem antes, durante e após o uso de um produto. Ou seja, é de natureza subjetiva e a pesquisa da Ford com a PUC-Rio busca desenvolver métodos para captar e quantificar essas impressões para uso das equipes de Design e Engenharia durante a concepção e desenvolvimento do produto.

"Por mais que os produtos sejam globais, eles têm suas nuances para atender os costumes e demandas de cada mercado. Na Índia, por exemplo, as pessoas preferem carros com mais espaço no banco traseiro e altura do teto, por conta da indumentária local", explica Rodrigo Leite, designer da área de Experiência do Usuário da Ford. "Essa pesquisa vai nos ajudar a 'pensar fora da caixa' nos projetos de engenharia e aprofundar o estudo sobre o que o usuário quer para criar tecnologias, serviços e produtos customizados."

Pesquisa avançada

A PUC-Rio conta com recursos avançados em seus laboratórios de simulação de realidade virtual, ergonomia, design social, ecodesign Carro conectado e moda. Entre outros equipamentos, dispõe do "Carro conectado", que rastreia o movimento dos olhos para detectar o que prende a atenção das pessoas.

A universidade mantém acordos de pesquisa com empresas de diferentes áreas, como joias, mobiliário, webdesign, petróleo. A inclusão do setor automotivo, representado pela Ford, contribui para a formação de um centro de excelência voltado ao desenvolvimento de conhecimento e formação de especialistas.

"O design tem várias áreas, cada uma com um conhecimento específico adaptado ao seu tipo de produto. O cruzamento entre elas permite o acesso a esses conhecimentos e também ajuda a criar um profissional versátil, preparado para diferentes visões de projeto", explica Cláudio Magalhães, diretor do Departamento de Design da PUC-Rio. "Como a PUC tem ênfase na pesquisa, a parceria com a Ford na área de Design traz também muitas oportunidades de envolvimento com outros departamentos da universidade, como as Engenharias e o Instituto Tecnológico da Universidade."

Marcio Alfonso, diretor de Engenharia Veicular e Engenharia Avançada da Ford América do Sul, e José Ricardo Bergman, vice-reitor acadêmico da PUC-Rio, assinaram o acordo na sede da universidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.