A SAP Labs Latin America e o Governo do Rio Grande do Sul assinaram nesta terça-feira, 7, um acordo de coinovação para estimular os órgãos do governo na busca por soluções para desafios da administração pública com o suporte da tecnologia. O projeto prevê, ao longo de 2020, a realização de oito workshops que usarão a metodologia de design thinking aplicada pela equipe da SAP Labs para identificar iniciativas que simplifiquem processos e aprimorem a qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos do Estado.
O trabalho, que não conta com aplicação de recursos públicos, irá funcionar até o final de 2020 e irá contemplar oito desafios previamente definidos pelo Governador e sua equipe administrativa – em temas que podem ser das pastas de saúde, educação, finanças ou qualquer outro setor da administração pública.
A partir daí, a SAP Labs irá receber os servidores da área para os workshops de coinovação, de até dois dias, com um time de profissionais da SAP e um grupo de trabalho composto por integrantes de uma Secretaria de Governo para juntos buscarem soluções para o tema proposto. Esta equipe fará uma imersão na SAP Labs sobre o problema apresentado para organizar propostas que possam contribuir com a melhoria dos processos.
Participaram do anúncio desta manhã os secretários Claudio Gastal e Izabel Matte, da pasta de Governança e Gestão Estratégica, e Leany Lemos, da pasta de Planejamento, Orçamento e Gestão, além do presidente da SAP Labs Latin América, Dennison John, e Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil.
O processo contempla, além do workshop de coinovação, a entrega de um relatório com a análise aprofundada do problema e sugestões de soluções que podem resultar em uma frente de trabalho para o Governo do Estado. O material será apresentado pelo corpo técnico da SAP Labs.
O modelo de governança da parceria é composto pela equipe especializada da SAP Labs Latin America, contando com: um Project Manager, que terá por missão acompanhar e gerenciar todas as etapas do cronograma do projeto, equipes de apoio e mentores técnicos para oferecer um melhor direcionamento durante o desenvolvimento das atividades de coinovação. Além dos workshops, estão previstos uma reunião por trimestre com as pastas responsáveis pela iniciativa e uma reunião anual para avaliação dos resultados da parceira.