A digitalização e a sustentabilidade constituem um binômio indivisível e determinante para ajudar as empresas e as administrações públicas a superarem a profunda crise provocada pela pandemia de Covid-19. Alavancada por este cenário, a Minsait, uma empresa Indra, anunciou o lançamento de Phygital, sua inovadora proposta de soluções integrais para conectar o mundo físico e o digital (OT/IT) em cinco âmbitos prioritários: operação de infraestruturas, gestão de ativos, fabricação e logística, cidades e territórios, e sustentabilidade e clientes.
Sob a liderança de Rubens Del Monte, head da área de Phygital para o Cone Sul, atuam no país mais de 250 profissionais entre especialistas TI e consultores de negócio com reconhecida expertise multidisciplinar. Apoiada nesta estrutura, a nova unidade tem como objetivo melhorar a eficiência, rentabilidade e flexibilidade das operações sobre todo tipo de ativos, produtos e infraestruturas físicas, transformar a interação das empresas com seus clientes e contribuir com seus objetivos de sustentabilidade em suas múltiplas vertentes de redução de pegada de carbono, economia circular e impacto social.
A proposta de Phygital da Minsait se apoia, além disso, em práticas chave da companhia como a analítica de dados e inteligência artificial, experiência do usuário, arquiteturas e plataformas, internet das coisas (IoT) e tecnologia geoespacial e mobilidade.
"Phygital é um vetor estratégico para o crescimento da Minsait, que nasce como resposta à acelerada transformação que está experimentando a gestão do mundo físico através da digitalização com foco em três tendências: desaparecimento das barreiras entre IT e OT, o crescimento exponencial da conectividade e a capacidade de análise dos dados através da Inteligência Artificial e a transformação das cadeias de valor com um crescente peso da sustentabilidade", comenta Del Monte.
Graças à introdução das tecnologias digitais na gestão do mundo físico, a Minsait oferece sistemas avançados de controle e monitoramento em tempo real que permitem a operação eficiente de infraestruturas críticas e impulsionam a transformação energética para uma economia descarbonizada por meio da implementação de soluções de medida inteligente e gestão de recursos energéticos distribuídos. Além disso, facilita a gestão de todo tipo de ativos (concentrados, lineares e distribuídos) com tecnologias de inteligência artificial e digital twin para reduzir as incidências e aumentar sua vida útil.
Outros âmbitos que o Phygital abarca são as tecnologias de localização e rastreabilidade para melhorar a eficiência das cadeias de fornecimento e a segurança das pessoas, soluções de gestão energética e a melhoria do ciclo de saneamento para reduzir o impacto das operações no meio ambiente e a implantação de plataformas que facilitam a gestão integrada e inteligente de serviços públicos e atividades econômicas como o turismo e a agricultura.
Para acompanhar seus clientes nessa transformação, a Minsait conta com uma inovadora oferta de produtos comercializados sob a marca Onesait com 18 menções no Gartner, um potente ecossistema de parceiros que apoiam a estratégia de crescimento da companhia em nível global e mais de 800 profissionais especializados.
A Minsait reforça esta oferta com capacidades "end to end" de gestão e operação e um profundo conhecimento setorial como aliado tecnológico e estratégico de clientes de setores tão diversos como serviços financeiros, energia, telecomunicações, indústria e administração pública em mais de 45 países. A companhia acumula 120 referências no âmbito de cidades e territórios inteligentes, mais de 10.000 empresas estão conectadas aos seus ecossistemas verticais e iniciativas de inovação na Indústria 4.0 e mais de 120 milhões de pessoas são impactadas por sua tecnologia para empresas de serviços públicos.