39% das empresas de TI querem contratar no 2° trimestre de 2025

0

Para o segundo trimestre, 48% das empresas brasileiras pretendem aumentar sua força de trabalho, um aumento de 4 pontos percentuais em comparação com o trimestre anterior. É o que aponta a Pesquisa de Expectativa de Emprego – Q2 2025, estudo exclusivo e preditivo desenvolvido trimestralmente pelo ManpowerGroup, líder global em soluções de força de trabalho.

Atualmente, o Brasil ocupa o 12º lugar do ranking na Expectativa Líquida de Emprego — calculada subtraindo-se empregadores que planejam fazer reduções na equipe daqueles que planejam contratar. Para o período de abril a junho, essa taxa média é de 26% no país, apontando uma redução de 1% em relação ao trimestre passado.

Entre os segmentos com expectativas mais altas, o de Tecnologia da Informação (TI) lidera (39%). Em seguida, vem o setor de Serviços de Comunicação (38%). Antes, a segunda posição era ocupada pelo setor de Energia & Serviços de Utilidade Pública.

Mesmo que o setor de TI esteja otimista com contratações, outra pesquisa de 2025 do ManpowerGroup, sobre escassez de talentos, aponta que 84% dos empregadores de TI indicam ter dificuldade em encontrar talentos ideais para as vagas. Ainda segundo o levantamento, as habilidades mais difíceis de se encontrar estão em TI & Dados (39%). Ou seja: a expectativa de contratação é alta, mas a demanda por profissionais também.

"Para enfrentar tal dilema, empresas brasileiras devem adotar novas estratégias para atrair e reter talentos. Um exemplo de solução, apontado na pesquisa por 40% dos empregadores, é o upskilling reskilling dos funcionários, uma alternativa interessante para fomentar o engajamento e desenvolvimento dessas pessoas", comenta Wilma Dal Col, Diretora de RH do ManpowerGroup Brasil.

A pesquisa sobre expectativa de emprego também aponta que os estados de São Paulo (50%) e Rio de Janeiro (34%) estão entre as regiões brasileiras com maior intenção de contratação. Em relação ao trimestre passado, o Paraná saiu da liderança de 32% para uma expectativa de 23% para o segundo trimestre.

Já no cenário global, 40% das empresas planejam contratar, com uma Expectativa Líquida de Emprego média em 25%. Empregadores da Ásia-Pacífico destacam-se pelas intenções de contratação mais fortes (30%), seguidos pelas Américas (29%) e pela Europa e Oriente Médio (20%).

Entre os países que lideram o ranking de expectativa de contratação estão Índia (43%), EUA (34%) e México (33%). Por outro lado, as intenções estão enfraquecidas em países como Grécia (7%), Romênia (6%) e Argentina (0%).

"O início do ano costuma ser marcado por incertezas econômicas e 2025 não foi diferente. No entanto, à medida que o cenário vai se consolidando ao longo do primeiro trimestre, as empresas começam a ter uma visão mais clara sobre o que esperar e, consequentemente, aumentam os investimentos em contratações. Como já observamos há algum tempo, o setor de TI segue sendo um dos principais responsáveis por essas contratações, e essa tendência deve continuar, especialmente com a consolidação da Inteligência Artificial e também o aumento dos ataques cibernéticos. De acordo com a Avanade, 51% das empresas brasileiras planejam aumentar os orçamentos destinados à IA Generativa", destaca Nilson Pereira, Country Manager do ManpowerGroup Brasil.

Para visualizar os resultados completos da Pesquisa de Expectativa de Emprego do ManpowerGroup do segundo trimestre, incluindo dados regionais e nacionais, visite: Link. A próxima pesquisa será divulgada em junho e reportará as expectativas de contratação para o terceiro trimestre de 2025.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.