A Bemol, uma das maiores varejistas presentes na Amazônia Ocidental (composta pelos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima) e no Norte do Brasil, passou por uma transformação digital impulsionada pela criação de um app da marca e pelo projeto integrado de migração para a plataforma VTEX. Como resultado da investida, a empresa obteve um aumento de 12% nas taxas de conversão e um crescimento de 33% na receita média por sessão (ou seja, a receita gerada pelas vendas a partir dos acessos de cada usuário).
Líder na região Amazônica, a Bemol conta com 39 lojas físicas, 49 farmácias, 4 mercados e uma rede logística complexa. A empresa precisava de uma solução capaz de atender às suas particularidades logísticas e aumentar a escalabilidade do seu ecommerce. Até então, a plataforma de vendas online que possuía, embora funcional, não estava preparada para suportar o crescimento acelerado do negócio, nem para oferecer a experiência digital que os consumidores da região Amazônica exigiam. Desafios como a integração de múltiplos meios de pagamento, a falta de um checkout eficiente e a complexidade logística, que envolve modais terrestres, fluviais e rodofluviais, limitavam a operação e a experiência do cliente.
Os mercados da Bemol estão localizados nos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. A empresa atua em canais online para o varejo desde 2001 e para a indústria de farma desde 2019, fazendo entregas para 389 cidades.
Grande parte do transporte das encomendas é feito por embarcações e combinações rodofluviais, além dos meios terrestres e aéreos. As entregas de barco são fundamentais para alcançar regiões isoladas, permitindo opções como agendamento de datas e horários de saída ou coleta em pontos definidos pelo cliente. Apesar das dificuldades logísticas da região, a digitalização dos processos permitiu à empresa ter uma gestão mais eficiente das operações, desde o pedido realizado em seus canais de vendas até a entrega final, sem perder de vista as particularidades locais.
A implementação do projeto integrado com a VTEX teve início em junho de 2024, com o objetivo de buscar soluções mais robustas e oferecer uma melhor experiência aos clientes. E os resultados já são percebidos pela companhia. Após a conclusão da migração para a plataforma VTEX, o tráfego orgânico cresceu 8%, impulsionado por um desempenho 56% mais rápido.
Em termos de experiência do cliente, outro ganho percebido foi a flexibilidade e possibilidade de combinação de métodos de pagamento, dando maior poder de escolha ao cliente (como crediário e bônus) e os demais presentes no mercado, como cartões e pagamento via PIX.
O Crediário Bemol, por exemplo, oferece aos clientes a possibilidade de financiar suas compras diretamente na plataforma, com opções flexíveis de entrada e parcelamento ajustadas ao histórico de crédito e perfil de cada consumidor. Os programas de fidelidade da Bemol, como Vale-Crédito e Bônus Bemol, permitem o uso de valores acumulados para abatimento em compras, enquanto o checkout foi otimizado para incluir o PIX, além de cartões de crédito e débito.
Com o objetivo de elevar ainda mais a experiência do cliente, a Bemol planeja, para este ano, fortalecer sua estratégia omnichannel. A iniciativa inclui a integração completa dos canais online e offline, além da ampliação das opções de entrega.