BR Mania adota SAP S/4HANA

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Tornar a conveniência simples, prática e ao alcance de todos. Esse é o objetivo da BR Mania, rede de conveniência dos postos Petrobras. A franquia, que vem registrando um crescimento exponencial visando obter maior controle dos processos, adotou o SAP S/4HANA, ERP para grandes empresas da multinacional alemã. O projeto foi conduzido pela delaware Brasil.

Atualmente, a franquia atua em todos os estados brasileiros, contando, ao todo, com mais de 1300 lojas e um time de, aproximadamente, 200 colaboradores espalhados no Brasil. A franquia, que oferece uma diversificação de produtos, indo de bebidas até food service, vem registrando um ritmo de desempenho agressivo no mercado. Em comparação com 2023, o negócio cresceu dois dígitos, atingindo, em 2024, a marca de R$ 1,8 bi de vendas.

Diante dessa expansão no mercado, a franquia, que ainda não utilizava um sistema de gestão aderente ao negócio, enfrentava desafios significativos, que envolviam a criação de processos e estruturas independente que agregassem na maior autonomia e desenvolvimento de modelos internos.

Mediante este cenário, a BR Mania decidiu sair em busca de uma solução no mercado, e optou pelo SAP S/4HANA, como explica Flávio Cera, CEO da empresa. "A BR Mania faz parte da proposta de valor de todos os postos da Petrobras, e entendemos que, para garantir o nosso propósito de facilitar a vida de clientes e franqueados, precisávamos começar esse movimento de dentro para fora. Por isso, optamos pelo ERP da SAP, visto que é uma solução inteligente com a qual as empresas podem capturar todas as oportunidades do mundo digital atual", aponta.

Como se tratava de uma empresa jovem e que, até então, nunca teve um ERP implantado, para o processo de implementação, foi escolhida a abordagem Greenfield, que prevê começar um projeto do zero. Com essa definição, a franquia precisava encontrar quem iria apoiá-los nessa jornada, e a escolhida foi a delaware Brasil. "O fato da delaware ser um parceiro de referência dentro do ecossistema SAP nos passou confiança. E, de fato, a atuação e engajamento do time foi um dos fatores determinantes que nos fizeram alcançar esse resultado", conta Alexandre Knupp, gerente de TI da BR Mania.

O projeto da BR Mania foi desafiador, mas, ao mesmo tempo, motivador. É o que explica Guilherme Brito, Head regional de negócios da delaware Brasil. "Como a empresa nunca tinha tido um ERP, precisamos criar processos novos e, ao utilizarmos a abordagem Greenfield, era necessário estabelecer integração e comunicação com as equipes. A delaware não hesitou em colocar todos os esforços necessários para atingir o objetivo do nosso cliente", enfatiza.

Com a implementação do SAP S/4HANA, a empresa já vislumbra benefícios. Dentre eles, está visibilidade e celeridade na atuação e, com os processos internos, a empresa consegue monitorar o tempo e movimentações de cada etapa. Ao todo, a franquia reduziu de três dias o período de registro de faturamento dos clientes para 4 horas. A partir disso, a companhia obteve maior clareza do fluxo de pagamentos. "Com o ERP dentro de casa, temos muito mais controle, governança, qualidade e domínio sobre todos os processos da empresa", afirma o Cera.

Para a BR Mania, o uso do ERP marca o momento de independência da empresa, bem como abre novas oportunidades de expansão da franquia. E, com o crescimento histórico da rede de dois dígitos, a companhia tem como meta atingir, em 2025, a marca de R$ 2 bi em vendas. "Nos sentimos preparados para o futuro. Estamos em um ritmo acelerado e a nossa expectativa é avançarmos ainda mais e, com o apoio do SAP S/4HANA, teremos ainda mais controle e assertividade para enfrentar o que virá pela frente", finaliza o CEO da BR Mania.

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