Com uma taxa diária de 240 mil mensagens eletrônicas recebidas diariamente, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) percebeu que dentro desse volume enorme de e-mails havia uma quantidade imensa de spams que chegavam nas 5 mil caixas postais de seus funcionários.
Foi preocupada com essa avalanche de mensagens indesejadas que a estatal decidiu, em abril do ano passado, fazer uma licitação para escolher uma solução que conseguisse filtrar todas as mensagens válidas. O processo contou com três empresas participantes, e a vencedora do certame foi a solução da IronPort.
Com o processo aquisitivo totalmente concluído em setembro, o sistema da IronPort começou a ser implantado em novembro de 2006. A Noortek, parceira comercial da IronPort nas regiões Norte e Nordeste do País, acompanhou todo o projeto de implantação da solução na Chesf. "A enorme quantidade de spams gerava uma grande perda de produtividade e depois de implantada a solução anti-spam, chegamos à conclusão que isso equivalia a aproximadamente 1% de toda a força de trabalho parada diariamente", conta Gabriela Lyra, gerente do Departamento de Infra-estrutura Computacional e Redes (DIR) da Chesf.
Antes da implantação, as equipes técnicas e gerenciais da Chesf, Noortek e IronPort trabalharam juntas para definir a melhor maneira de configurar a solução e toda a equipe de analistas da companhia de energia envolvida no projeto foi treinada pela IronPort. "Sempre trabalhamos em conjunto com nossos clientes e integradores no planejamento da implantação para garantir logo no início do projeto, excelentes resultados e um retorno mais rápido sobre o investimento", afirma Arthur Capella, gerente geral da IronPort no Brasil.
As primeiras análises feitas com as ferramentas da solução da IronPort mostraram que apenas 6% (15 mil) dos 240 mil e-mails recebidos diariamente pela Chesf eram legítimos, enquanto os 94% restantes foram rejeitados e classificados como mensagens inválidas. "A solução também respondeu satisfatoriamente quando selecionamos alguns filtros de conteúdo", conta Gabriela.
Para a executiva, a solução da IronPort também apresenta diferenciais como a facilidade de utilização, configuração, aplicação de regras e investigação de comportamentos maliciosos. "Estamos muito satisfeitos com o produto, porque efetivamente resolveu nosso problema, e temos inclusive recebido vários elogios dos clientes internos, que demonstram um nível de satisfação muito grande. A solução de anti-spam adotada tornou-se um benefício corporativo de muito valor", conclui.
Responsável principal pelo fornecimento de energia elétrica em uma área de cobertura superior a 1 milhão de quilômetros quadrados ? aproximadamente 15% do território nacional ?, a Chesf atende mais de 50 milhões de brasileiros nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, além de manter contratos de venda de energia em todos os submercados do sistema interligado nacional.