Edital de licitação do Gesac já está disponível na internet

0

O Ministério das Comunicações realiza nesta quarta-feira (16/5), às 9h, audiência pública aos interessados no processo de licitação para contratar serviços de conectividade para o programa Gesac (Governo Eletrônico ? Serviço de Atendimento ao Cidadão). "Vamos levar a conexão à internet banda larga, gratuita, a todos os cantos do país, em especial às escolas públicas, hospitais, postos de saúde, delegacias e outros órgãos públicos? ? afirmou o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Dos atuais 3,3 mil pontos de acesso espalhados por todo o Brasil, o novo contrato vai ampliar para 20 mil pontos de conexão nos próximos quatro anos, a um custo mensal estimado em mais de R$ 10 milhões. Com o aumento no número de pontos de presença, o ministério vai poder atender a todos os 5.565 municípios brasileiros, conforme projeto do ministério.

Além de ampliar o número de cidades atendidas, o novo contrato do Gesac vai permitir, além da conexão via satélite, o uso de outras tecnologias sem fio ou até mesmo da rede elétrica. ?Dessa forma, a conexão por satélite, que é bem mais cara, será mantida apenas em locais que justificam o seu uso. E as novas tecnologias, que além de mais baratas muitas vezes são mais eficientes, serão utilizadas nas demais localidades?, explicou Hélio Costa.

O Ministério das Comunicações é um dos parceiros do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado pelo governo federal no mês de abril. Dos 20 mil pontos de presença do Gesac, a serem contratados pelo ministério, metade será destinada à conexão à internet banda larga de 10 mil escolas públicas de ensino médio e profissionalizante, conforme prevê o PDE.

O edital está disponível na página do ministério na internet, no endereço www.mc.gov.br, a partir desta segunda-feira (7/5).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.