Estudo mostra que 40% das PMEs criaram produtos inovadores nos últimos anos

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Estudo realizado pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) com 96 empresas de pequeno e médio porte mostra que 40% delas desenvolveram novos produtos nos últimos três anos. Elaborado pelo comitê temático da entidade para aferir o grau de inovação nas empresas desses segmentos, o levantamento constatou que os proprietários participam em mais de 95% das atividades das companhias, o que gera um ambiente de alta motivação para a inovação.

Para Martín Izarra, um dos integrantes do comitê, as PMEs têm grandes condições de inovar porque, na maioria dos casos, elas enfrentam o desafio natural do crescimento e do desenvolvimento de suas potencialidades.

Apesar dessas virtudes, o estudo aponta que as empresas desses segmentos enfrentam algumas dificuldades para inovar. Entre elas, a escassez de recursos financeiros, o reduzido envolvimento dos parceiros tecnológicos, a burocracia e a falta de pessoal capacitado. ?Além disso, 47% das PMEs altamente inovadoras desconhecem os incentivos à inovação, o que parece inacreditável?, diz Izarra.

O diretor executivo da Anpei, Olívio Ávila, cita outra dificuldade enfrentada pelas PMEs para inovar. ?O sistema brasileiro de apoio à inovação foi desenhado mais para apoiar as grandes companhias?, diz. Ele tem a expectativa, no entanto, de que a partir deste ano a situação possa mudar. ?Mais recursos estão sendo colocados à disposição das PMEs?, explica Ávila. ?Um exemplo é a Lei Geral das micro e pequenas empresas, que determina que elas recebam 20% de tudo o que for destinado pelo setor público para ciência, tecnologia e inovação.?

Quanto às razões para investir em inovação, Izarra diz que para 95% das PMEs entrevistadas pelo comitê, a inovação é a principal ferramenta para expandir e aproveitar as oportunidades do mercado. ?Mas os concorrentes e os clientes são os outros fortes motivadores, transformando a inovação numa corrida?, acrescenta. ?Quem não investe perde competitividade e oportunidades.?

Para Olívio Ávila, uma outra boa razão para as PMEs inovar é fato de estar provado que as empresas que fazem isso se posicionam melhor no mercado. ?Elas têm maior produtividade e crescem mais do que as que não inovam?, diz.

O estudo será apresentado na VII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, que será realizada em Salvador, Bahia, de 4 a 6 de junho.

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