Pelo menos 45% das pessoas que já utilizaram a internet fizeram pesquisas de preço de produtos ou serviços pela rede, de acordo com o relatório TIC Domicílios 2007, publicado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). O estudo mostra que apenas 16% disseram ter completado uma compra via web.
Segundo a pesquisa TI Domicílios 2007, o dado demonstra que a internet já se consolidou como ferramenta para comparação de custos e levantamento da disponibilidade de bens e serviços, mas ainda não necessariamente para a aquisição desses.
"Os últimos indicadores confirmam que os indivíduos das classes sociais mais altas e com maior nível educacional são os mais familiarizados e preparados para a utilização do computador e da internet no dia-a-dia", explica Mariana Balboni, gerente do Cetic.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação), responsável pela produção das estatísticas.
A proporção de usuários de comércio eletrônico, ou seja, pessoas que realizaram compras nos últimos 12 meses, permaneceu estável entre 2006 e 2007, passando de 11% para os atuais 13%. Porém, neste período, ocorreu um expressivo aumento no percentual de usuários de comércio eletrônico nas faixas de renda e nas classes sociais mais elevadas.
Considerando aqueles que possuem renda familiar acima de cinco salários mínimos, o crescimento no uso da rede para a aquisição de produtos e serviços foi de 13 pontos percentuais de 2006 a 2007, passando de 19% para 32%. Com relação à classe social, na classe A, a proporção de pessoas que realizou compras pela rede nos últimos 12 meses passou de 36% em 2006 para 52% em 2007.