A SAP e a Microsoft anunciaram nesta quarta-feira (7/5) a criação da Rede de Arquitetura da Indústria Bancária (Bian, na sigla em inglês) com objetivo de ajudar os bancos na transição para SOA. A nova associação reúne uma comunidade de agentes da indústria e instituições financeiras que compartilharão abertamente especialização em domínio e técnica, para aplicar princípios e metodologias SOA.
Baseados nestes princípios, os bancos serão capazes de responder melhor às necessidades dos clientes e reduzir o risco e o custo de reengenharia de sistemas legados, criando um ambiente operacional mais flexível. Além da SAP e da Microsoft, participaram da criação da Bian a AXON, Callataÿ & Wouters, Credit Suisse, Deutsche Bank, Finanz IT, ifb group, ING, Deutsche Postbank, Standard Bank, Steria, SunGard, SWIFT, Syskoplan, Temenos e Zürcher Kantonalbank.
A Bian desenvolverá um plano para ajudar os bancos a usar, de forma mais flexível, software para executar os processos bancários centrais e conseguir interoperabilidade entre os sistemas, reduzindo riscos e custos, ao mesmo tempo em que melhora as operações de maneira geral. O Fórum aberto oferecerá, por sua vez, adoção ampla de serviços empresariais e permitirá que os bancos utilizem com facilidade os resultados deste esforço colaborativo.
?A Microsoft tem a satisfação de desempenhar um papel de liderança na definição de um mapa com abordagem mais flexível para a indústria bancária,? afirma Koen Van den Brande, gerente mundial da indústria para atividade bancária na Microsoft. ?Uma visão comum do escopo de ?serviços empresariais bancários? é necessária para construir a próxima geração de plataformas. Esta abordagem baseada em SOA é concebida para permitir que nossos maiores clientes implementem soluções bancárias mais flexíveis, com base em uma nova geração de tecnologias para nossos parceiros?, assinala ele.