Pesquisa realizada pela Assespro-RJ, associação que reúne as empresas de tecnologia da informação, com seus associados, indicou que 100% deles acreditam na melhoria dos negócios com a adoção do modelo de venda de software como serviço (SaaS, na sigla inglês). Cerca de 70% das empresas apontaram a economia com infraestrutura e a gestão do funcionamento do software como o principal benefício para a adoção de SaaS, enquanto 25% disseram que a diluição do investimento seria a maior vantagem.
Também foram citados como fatores importantes para a adoção do modelo que o custo e a logística se tornam mais vantajosos para o cliente, além da agilidade de desenvolvimento e integração dos aplicativos pelos desenvolvedores quando são utilizados métodos e arquitetura de software orientada a serviços (SOA).
Quando questionados sobre as barreiras encontradas para a venda de software nesse modelo, 24% consideraram a insegurança do cliente como principal dificultador. Já 12% citaram o desconhecimento e a descrença do cliente no processo de SaaS como barreiras e 4% consideram que o custo total do modelo de software como serviço é mais elevado que o modelo tradicional.
Ainda foram comentadas como fatores que atrapalham a adoção de SaaS a capacidade de divulgação e marketing e a culpa dos próprios desenvolvedores que confundem o cliente pela falta de conhecimento sobre SOA, SaaS e cloud computing, e por não possuírem uma abordagem de negócio adequada ao modelo.
Por outro lado, 20% das empresas informaram não encontrar qualquer barreira para a venda de software no modelo de SaaS e outros 20% afirmaram que não possuem solução preparada para a modalidade de software como serviço.
- Sondagem