Software adquirido pela Infraero trouxe prejuízo de quase R$ 24 milhões, diz AGU

0

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou nesta sexta-feira, 7, que tenta recuperar R$ 23,8 milhões para os cofres públicos em ações de improbidade administrativa movidas contra ex-diretores da Infraero e dois dos seus sócios, em decorrência do dano causado devido a aquisição de software que gerencia publicidade em aeroportos.
Em comunicado, a AGU revelou que a atuação é da Coordenação de Atuação Pró-Ativa e de Defesa da Probidade Administrativa da Procuradoria-Regional da União da 1ª Região (PRU1), que entrou com pedido de indisponibilidade de bens e valores dos réus.
O conselho de administração da Infraero, disse a AGU, recomendou ao Ministério da Defesa a apuração urgente dos responsáveis pelos possíveis danos relativos à aquisição do software Advantage V2, destinado a gerenciar a comercialização de espaços publicitários nos aeroportos brasileiros.
No comunicado, o órgão afirmou que a Controladoria-Geral da União (CGU) também participou das investigações e abriu sindicância, que forneceu os elementos para o ajuizamento das duas ações de improbidade. Segundo a AGU, o resultado demonstrou que o contrato firmado pela Infraero para aquisição do software foi ilegal.
O processo englobou diversas irregularidades, comentou o órgão, entre as quais foram destacadas a ausência de licitação, por suposta hipótese de inexigibilidade; falta de um projeto básico; ausência de parecer técnico do setor de informática da Infraero; e inexistência de justificativa de preço e de comprovação da habilitação técnica e econômica da empresa contratada.
Além disso, continuou a AGU, foi constatado que a Infraero não teve os resultados financeiros esperados com a utilização do sistema Advantage V2, ao passo que não se confirmou a previsão inicial de crescimento das receitas comerciais de mídia aeroportuária.
Por fim, explicou a Advocacia-Geral da União, a investigação demonstrou que a empresa poderia ter buscado o desenvolvimento do software de administração de mídia aeroportuária por meios próprios, "já que o sistema é de baixa complexidade".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.