Dotz Marketing executa relatórios de BI dez vezes mais rápido

0

A empresa também queria contar com avançadas ferramentas de Business Intelligence (BI) para ajudar na tomada de decisões e no planejamento das campanhas e promoções de vendas e de marketing. Além disso, a empresa buscava uma solução econômica. No meio dessa expansão, decidiu participar de um programa de adoção antecipada do software de gerenciamento de dados Microsoft SQL Server 2012.
A companhia já estava usando o SQL Server 2008 R2 Enterprise e Standard, executados no sistema operacional Windows Server 2008 R2. Usava, também, o software de planilha Microsoft Excel 2010, o programa de apresentação Microsoft PowerPoint 2010 e a tecnologia Microsoft SharePoint para a colaboração entre os escritórios. “Como estamos muito satisfeitos com nosso software da Microsoft, a empresa foi nossa primeira escolha para a nossa nova solução de banco de dados”, diz Renato Monteiro, Gerente de TI da Dotz Marketing.
Explorando a solução
A Dotz testou uma versão preliminar do SQL Server 2012 em fevereiro de 2011 e implementou a versão release candidate em julho do mesmo ano. Ela implantou o SQL Server 2012 Enterprise em um ambiente de computação de nuvem privada — usando somente os recursos internos e implantando-a por trás do firewall. Para o hardware, a Dotz usou um servidor em rack Dell PowerEdge R610 com dois processadores quad-core e 48 gigabytes de RAM.
A nuvem privada foi construída sob as capacidades de virtualização da tecnologia Hyper-V — parte integrante do Windows Server 2008 R2.
A Dotz obteve as vantagens de vários recursos do SQL Server 2012 quando instalou seu novo sistema de banco de dados. Por exemplo, ela escolheu o SQL Server 2012 Integration Services para controlar a integração de grandes volumes de dados gerados pelas 1,5 milhões de transações diárias em seis mil locais onde os dotz são concedidos. Além disso, empregou o índice Columnstore com otimização de memória xVelocity para acelerar o desempenho das consultas, armazenando os dados em colunas, ao invés de em linhas e usando o mecanismo VertiPaq para o processamento e a compressão de dados da memória.
Finalmente, a Dotz obteve as vantagens dos recursos de alta disponibilidade e recuperação de desastres do SQL Server 2012 AlwaysOn. Com os Availability Groups do AlwaysOn, seus conjuntos de bancos de dados fazem o failover coletivamente para reduzir o tempo de indisponibilidade e manter os processos funcionando de maneira contínua. A Dotz tem três bancos de dados de 500 GB cada, com a maior tabela com mais de 100 milhões de linhas.
A Dotz também usa o SQL Server Power View, parte do SQL Server 2012 Reporting Services, que, junto com o plug-in para navegador Microsoft Silverlight, fornece acesso baseado na Web aos dados do SQL Server. O Power View usa o Modelo Semântico de BI da Microsoft, e assim os usuários que não são técnicos podem criar relatórios de BI sem terem que compreender os esquemas de bancos de dados ou os conceitos dimensionais.
Maior Eficiência e a Capacidade de Resposta
A Dotz se diz impressionada com a forma pela qual sua solução de banco de dados aumentou a eficiência, melhorou o marketing e as vendas e forneceu uma infraestrutura econômica e atribui especialmente ao SQL Server 2012 o aumento da eficiência em BI. “Temos notado um ganho combinado no desempenho da velocidade e do volume que é espantoso diariamente para nós”,  diz Fabio Tavares, Diretor de Operações da Dotz Marketing.
“Usando o xVelocity e o SQL Server 2012 Integration Services, reduzimos nosso processo de carga em mais de 50% e com o Power View podemos executar os relatórios de BI dez vezes mais rápido do que antes”, diz Nilson Almeida, Especialista em Business Intelligence da Dotz Marketing.
Segundo ele, antes levava semanas para os gerentes de contas receberem um relatório da equipe de TI ou do grupo de BI, quando as informações eram reunidas e analisadas. “Agora, com o Power View e o Modelo Semântico de BI, as informações estão disponíveis quase que instantaneamente”, diz. A integração entre o Power View e os outros produtos da Microsoft também ajuda. “Costumamos extrair informações do SQL Server, copiá-las no Excel, criar apresentações no PowerPoint e publicá-las depois”, diz Almeida. “Hoje, tudo pode ser feito com um clique!”.
O executivo ainda ressalta que “com o Power View, um gerente de contas que é responsável por mercearias em Belo Horizonte pode rapidamente criar um relatório e distribuí-lo através do SharePoint para seus correspondentes em Brasília. Isso nos ajuda a ter mais capacidade de resposta”.
Melhorias no Marketing e nas Vendas
Agora, a Dotz pode analisar milhares de transações de crédito e débito de cada vez. “Nossos analistas e gerentes de contas podem rapidamente detectar tendências e obter ideias com o Power View, que dá resultados para um melhor planejamento das promoções e campanhas de marketing”, diz Tavares.
A Dotz também cria relatórios detalhados para seus clientes em uma variedade de áreas, desde análises de mercados específicos até o valor das sacolas de compras. “Agora, podemos claramente provar o valor do programa de fidelidade da Dotz aos nossos clientes para ajudar nas vendas e retenção”, lembra o executivo.
Infraestrutura Econômica
O grupo de TI continua a supervisionar as operações, “entretanto, como gastamos menos tempo na preparação de relatórios, podemos dedicar nosso tempo às atividades mais estratégicas”, diz Monteiro. “A infraestrutura de nuvem privada simplifica também o gerenciamento”, completa o executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.