Entre os principais benefícios obtidos pelo Grupo Shark com o Oracle Exadata estão a maior eficiência e agilidade nos processos de TI e de negócios. Isso porque as operações que consumiam horas para serem realizadas hoje levam poucos minutos, facilitando a consolidação das informações e a tomada de decisões. A empresa passou a atualizar em minutos as tabelas de preços de todos os produtos oferecidos pelas 11 empresas do Grupo Shark e a reduzir o prazo para o fechamento do faturamento, questões críticas para os negócios.
Outro fator importante para os processos do Grupo Shark, após a adoção do Oracle Exadata Database Machine, foi a possibilidade de atualização transacional diária de todas as empresas do grupo, o que trouxe mais segurança no controle dos negócios. Anteriormente, o mesmo processo levava no mínimo uma semana.
Desde que adquiriu a solução de hardware e software da Oracle, o Grupo Shark já migrou os dados da maioria de suas empresas para o Oracle Exadata Database Machine. Até o fim do ano de 2012, o grupo pretende transferir as informações de todas as empresas para a solução da Oracle.
O Grupo Shark já aumentou em sete vezes o volume de dados armazenados e processados desde a implementação do equipamento no final de 2010, mantendo o mesmo nível de performance. Hoje, utiliza aproximadamente sete terabytes em armazenamento, sem a necessidade de fazer a compressão de dados. Isso deve-se à capacidade total da máquina disponível, que é de mais de 70 terabytes.
Entre a aquisição e a entrega da solução somaram-se 60 dias, duração média para este tipo de processo, realizado pela área de Advanced Costumer Services (ACS), que oferece serviços avançados de implementação e manutenção das soluções da Oracle.
“Nós, do Grupo Shark, estamos muito satisfeitos com a rápida implementação da solução da Oracle. Obtivemos ganhos expressivos de eficiência e agilidade nos processos e reforçamos nossa infraestrutura de redundância com um dos equipamentos, o que nos garantiu maior segurança dos dados”, afirma Luiz Carlos Favareto Junior, gerente de Tecnologia da Informação do Grupo Shark.
Outras soluções
Na mesma ocasião em que adquiriu o Oracle Exadata Database Machine, o Grupo Shark optou também pela migração para a última versão do banco de dados Oracle Database 11g e pela aquisição de um rack com Real Application Clusters e Oracle Partitioning. Nesta estrutura de banco de dados opera hoje seu sistema de gestão empresarial (ERP, na sigla em inglês). O Grupo já utilizava anteriormente em sua base instalada o Oracle Standard Edition, integrado ao seu ERP desenvolvido internamente.
- Avanço