Pesquisa realizada pela Brunise e Camanho&Consultores aponta que a adoção do CobIT, modelo de referência para gestão de TIC, está ganhando cada vez mais espaço nas empresas brasileiras. De acordo com o estudo, 42,2% das companhias entrevistadas já utilizam o modelo e 61,5% o consideram importante para a gestão de serviços de TIC.
A pesquisa foi feita com 35 empresas de diversos segmentos que estiveram presentes ao seminário V Command Center Meeting, realizado em abril, e que teve como tema principal a "profissionalização da TI e Telecom".
O estudo também mostra que, em 34,6% dos casos, a lei americana Sarbanes-Oxley foi uma das principais razões para a adoção pelas empresas do modelo de referência. A lei, que estabelece padrões contábeis mais rígidos para as companhias abertas com papéis no mercado acionário dos Estados Unidos, traz exigências de impacto para a TIC, grande parte relacionadas à governança corporativa e fiscalização de auditoria.
O CobIT, por sua estrutura estar intimamente ligada aos processos da organização, e também por sua capacidade de controle e auditoria, tem se mostrado uma boa alternativa não só para a Sox, mas também para a segurança e governança em TIC.
Além do CobiT, a pesquisa englobou outros assuntos, tais como a importância da área de TIC, gestão de serviços, qualificação de profissionais, utilização do ITIL .