A Apple deve lançar, no dia 1º de julho, a plataforma de publicidade móvel iAd para o iPhone e o iPod Touch, que operam o novo sistema operacional móvel da empresa, o iOS 4. A companhia de Steve Jobs espera faturar mais de US$ 60 milhões neste ano com a venda de anúncios por meio da nova ferramenta.
Segundo análise do banco de investimentos JP Morgan, a plataforma da Apple será responsável por cerca da metade de toda a receita esperada com publicidade móvel nos Estados Unidos neste ano. A fabricante do iPhone já fechou contratos com a operadora de telefonia AT&T, com os Estúdios Walt Disney, com a fabricante de carros Nissan, a Unilever, fabricante de produtos alimentícios, de beleza, higiene pessoal e medicina familiar, e outras marcas de renome internacional.
Segundo a empresa, a nova ferramenta permitirá que os anúncios combinem arquivos de vídeo, áudio e textos e interajam com os usuários. A Apple ficará com 60% da receita gerada pelo iAd, o que, segundo ela, é um "padrão na indústria de publicidade móvel".
Além do iAd, a Apple anunciou a nova versão de seu smartphone, o iPhone 4. O novo aparelho terá, além dos recursos presentes na versão anterior, câmera frontal e rodará vídeos de alta definição. O iPhone 4 será lançado no próximo dia 24 nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Japão.
- Plataforma