O governo federal pretende lançar o novo edital de registro de preços voltado para a aquisição de laptops educacionais dentro do programa Um Computador por Aluno (UCA) até o fim de junho ou início de julho. A licitação será realizada pelo Ministério da Educação (MEC).
A informação é do assessor especial da Presidência da República, Cezar Alvarez, ao dizer que a expectativa é que o preço por unidade a ser registrado no novo pregão fique abaixo dos R$ 550 da primeira licitação, vencida pela fabricante de PCs e periféricos Digibras, empresa do grupo CCE.
Segundo Alvarez, um fator preponderante que pode resultar na queda do valor unitário é o maior volume a ser comprado nesta nova rodada. Na primeira etapa, foram adquiridos 150 mil laptops educacionais. Desta vez, a expectativa é que o número seja de 1,2 milhão de máquinas ou até superior. "Agora estamos falando de um grande volume, ou seja, de maior escala, por isso esperamos que o preço por unidade seja inferior", comenta Alvarez, citando também o maior mercado nacional de PCs e o desenvolvimento da indústria como outros fatores que podem ajudar a reduzir os custos.
As prefeituras que quiserem adquirir os laptops educacionais do projeto do UCA dispõem de uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de R$ 650 milhões no total. "Muitos prefeitos já entraram em contato conosco interessados em saber quando poderão entrar com pedido de compra dos laptops educacionais. Esperamos uma grande demanda", conclui Alvarez.
- Inclusão