SalesForce aposta em redes colaborativas

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No próximo dia 22, a SalesForce.com, fornecedora de aplicativos corporativos na modalidade de venda de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês), lança no mercado mundial o Chatter, aplicativo que alia os benefícios da colaboração à ferramenta de CRM e força de vendas da empresa.
Com o novo software, a empresa pretende trazer os benefícios das redes sociais aos seus cerca de 77 mil clientes em todo o mundo (mil deles na América Latina) e impulsionar as vendas. A SalesForce encerrou o último trimestre fiscal com a receita de US$ 377 milhões, crescimento de 24% ante o mesmo período do ano anterior. Nesse intervalo, a empresa adicionou 4,8 mil novos clientes, resultado que sinaliza uma previsão de vendas para 2010 de US$ 1,5 bilhão.
A fornecedora de soluções de CRM afirmou ainda que tem receitas de contratos assegurados da ordem de US$ 665 milhões, aumento 21% superior ao registrado no ano passado. Além disso, a empresa acumula US$ 143 milhões em caixa, para possíveis aquisições.
Segundo Rogelio Montekio, diretor de marketing para América Latina e Caribe da SalesForce, o bom resultado reflete a satisfação dos clientes e o pioneirismo da empresa, que foi a primeira a ter uma solução em cloud computing. "Agora já estamos na cloud 2", enfatiza.
Pesquisa realizada em abril pela consultoria independente MarketTools com 6 mil clientes da empresa mostra que 28% deles consideram que tiveram aumento na produtividade da equipe ao utilizar soluções da SalesForce; 26% registraram crescimento na receita e 23% ciclo de vendas mais rápidos. Em relação ao atendimento aos clientes, a pesquisa mostra que 30% consideraram que houve maior satisfação no atendimento; 33% resolveram a questão no primeiro atendimento (first call resolution); 29% tiveram crescimento na área de retenção de clientes e 36% consideram que houve aumento na produtividade.
Nuvem 2
O executivo diz que a cloud 2 é caracterizada pelo uso intenso de redes sociais para comunicação, em vez do e-mail tradicional; conteúdos mais ricos, com compartilhamento de vídeo, fotos e documentos; uso mais intenso de dispositivos móveis e uma explosão de aplicativos e de pontos para acesso à internet.
"O Chatter traz ao mundo empresarial a colaboração em tempo real, onde um funcionário pode 'seguir' a vida profissional de um colega; o documento de um projeto que vai sendo modificado; uma planilha de previsão de vendas; um cliente, pessoa ou grupo. Com ele pode se colaborar naquilo que é importante para o trabalho, com feeds em tempo real, sem ter de sair da plataforma SalesForce", explica Montekio.
Ritmo de crescimento
Apesar de não revelar números, o executivo diz que a empresa está crescendo no Brasil e na América Latina, onde nomeou pela primeira vez um distribuidor: a Tallard, empresa que pertencia à Itautec e foi vendida recentemente à Avnet. Ela agora irá nomear revendas especializadas em vários países latinos-americanos nos quais atua.
Montekio diz ainda que a empresa tem importantes clientes no Brasil, como Siemens, Banco Votorantim e Petrobras. Esta última colocou no seu portal um aplicativo customizado para leilão de excesso de gás natural.

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