O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), instituição financeira com mais de 2 mil pontos de atendimento no país, investiu R$ 30 milhões em tecnologia verde nos últimos três anos. Entre as iniciativas do Sicoob nesse sentido estão a consolidação e virtualização de 310 servidores físicos, basicamente máquinas de plataforma baixa, divididas entre rack, blades e servidores com o processador Itanium. A implantação do projetos sustentáveis foi realizada por meio dos sistemas virtualizadores z/VM, voltados a mainframes, e VMware, para utilização em plataforma baixa.
Segundo a cooperativa, a medida contribuiu para a redução do consumo de energia, de dissipação térmica e de recursos de processamento, evitando um gasto adicional de 463% com energia e de 331% em recursos de hardware, com o processamento do mesmo volume de transações. Os dados representam uma economia anual de mais de R$ 3 milhões.
Com mais de 2,5 milhões de associados em todo o país, o Sicoob é composto pela Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação), pelo Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e outras entidades. Os sistemas implantados abrangem as mais de 500 cooperativas singulares e 15 cooperativas centrais espalhadas pelos 23 estados brasileiros e o Distrito Federal.
Para o superintendente de TI do Sicoob Confederação, Dênio Albaro de Lima Rodrigues, a estratégia de consolidação e virtualização da infraestrutura de processamento trouxe ao Sicoob "o dinamismo, a flexibilidade e a escalabilidade necessárias e inerentes às empresas de vanguarda tecnológica. Esta estratégia converge com as iniciativas socioambientais de 'green IT' definido no planejamento estratégico e mantém o parque preparado para um ambiente industrializado de TI".
Os sistemas foram implantados pela equipe de TI do Sicoob com auxílio de parceiros. No total, o projeto envolveu aproximadamente 700 profissionais de TI capacitados e certificados para implantar e administrar os recursos.