Os tablets já representam 27,6% dos itens de informática vendidos no Brasil, em unidades, de acordo com números divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e a consultoria IDC. Segundo o estudo, as vendas de tablets avançaram 164% no primeiro trimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2012, totalizando 1,3 milhão de unidades, número superior ao total comercializado em todo o ano de 2011 — 1,1 milhão de unidades. No ano passado, os tablets detinham 11,5% do mercado nacional.
O avanço dos tablets ocorre em detrimento dos notebooks e computadores de mesa (desktops), que tiveram queda de 8,1%, o que revela que a tendência mundial de perda na preferência dos consumidores (veja gráfico abaixo). Os desktops são os que mais têm sentido os efeitos da mudança no perfil de consumo. Segundo o levantamento, as vendas dos PCs de mesa recuaram 10,9%, para 1,5 milhão de unidades. Hoje os desktops são 32,9% do mercado. Já os notebooks tiveram uma queda menor, de 9%, para 1,9 milhão de unidades, o que dá à categoria 39,5% das vendas.
Com relação ao mercado de telefones celulares, o crescimento das vendas no primeiro trimestre foi de 14,6%, atingindo 14,1 milhões de unidades. O desempenho positivo foi puxado pelos smartphones, que cresceram 85,7%, chegando a 5,4 milhões de unidades vendidas. Em contrapartida, os celulares convencionais, classificados como de "entrada de linha", tiveram retração de 7,3%, com 8,7 milhões de unidades vendidas. A participação dos smartphones no mercado total de celulares, em unidades, chegou a 38,2% no trimestre, enquanto a dos celulares convencionais atingiu 61,8%.