O mercado global de wearables enfrentou seu primeiro declínio durante o primeiro trimestre de 2022 (1T22), já que as remessas de unidades totalizaram 105,3 milhões de unidades, uma queda de 3,0% ano a ano, de acordo com novos dados do International Data Corporation (IDC) Worldwide Quarterly Wearable Device Tracker.
O declínio é em grande parte atribuível ao resfriamento da demanda, à medida que os consumidores começam a gastar mais em categorias fora dos wearables após anos de crescimento vertiginoso que foram ainda mais amplificados durante a pandemia.
Apesar do declínio geral, nem todas as categorias vestíveis compartilharam o mesmo destino. Os aparelhos auditivos, a maior categoria em ações, caíram ligeiramente, com um crescimento de apenas 0,6%.
Os aparelhos auditivos também experimentaram um dos maiores booms do setor, pois a atividade de trabalhar em casa e aprender em casa levou a um aumento acentuado na demanda que agora caiu da alta causada pela pandemia. As pulseiras, pioneiras na categoria de wearables, caíram 40,5% devido à escassez de oferta e à demanda mais fraca combinadas para dificultar o crescimento. Pelo lado positivo, os relógios cresceram 9,1% durante o período e conquistaram 28% do mercado geral.
"Os consumidores estão cada vez mais conscientes de sua saúde e, com mais opções de preços, parece haver um relógio disponível para todos", disse Jitesh Ubrani, gerente de pesquisa da IDC Mobility and Consumer Device Trackers. "A concorrência também está aumentando à medida que marcas menores aumentam seus relógios básicos de rastreamento de saúde e condicionamento físico na extremidade inferior, e como o Google, juntamente com a Samsung e outros parceiros do Wear OS, finalmente se tornam mais competitivos com a Apple na extremidade superior do espectro."
"A demanda por resfriamento forçará as empresas a se diferenciarem ainda mais", observou Ramon T. Llamas, diretor de pesquisa de dispositivos móveis e AR/VR da IDC. "Com a maioria dos recursos se tornando cada vez mais comuns entre os diferentes dispositivos, as empresas terão que convencer os clientes a atualizar com as melhores experiências da categoria, sabendo que há muitas alternativas disponíveis. Isso exigirá novos hardwares, softwares e serviços que surpreender e encantar, e manter os clientes engajados."
Destaques da Empresa no 1T22
A Apple conseguiu crescer 6,6% ano a ano durante o trimestre graças ao desempenho dos Apple Watches com o Apple Watch SE mostrando uma resiliência surpreendente (mais de 2 milhões enviados) para um dispositivo com mais de um ano e meio. Enquanto isso, as remessas de AirPods ficaram estáveis ??durante o trimestre, pois a empresa enfrentou mais concorrência de produtos de baixo custo.
A Samsung ficou em segundo lugar, embora seus embarques de unidades tenham caído quase 10% em relação ao ano passado. A Samsung normalmente conta com fortes vendas de smartphones para agrupar wearables (especialmente audíveis) em muitos mercados. Assim como a Apple, a empresa não ficou imune à concorrência de fornecedores com preços mais baixos e ao grande número de marcas que oferecem aparelhos auditivos. A concorrência adicional combinada com a desaceleração das vendas de smartphones levou a um declínio nas remessas de aparelhos auditivos. As pulseiras também caíram junto com a categoria geral. No entanto, a mais recente série Galaxy Watch 4 continua popular, pois as remessas de relógios da empresa cresceram 32,7% durante o trimestre.
O declínio da Xiaomi deveu-se unicamente à fraqueza na categoria de pulseiras. Dito isso, a empresa continua a progredir com relógios e aparelhos auditivos e emprega a mesma estratégia de baixo custo e alto valor.
A Huawei manteve a quarta posição, embora os embarques gerais tenham caído 10,8% durante o trimestre. A empresa continua fortemente focada no mercado chinês local, embora sua presença na Europa tenha crescido ao longo do tempo. Dito isso, a invasão russa da Ucrânia colocou muita pressão descendente no mercado europeu, de modo que as vendas da Huawei na região podem ser impactadas negativamente nos próximos trimestres.
A Imagine Marketing mais uma vez manteve sua posição no top 5 global devido à sua grande presença na Índia, embora possam estar experimentando sinais iniciais de saturação, já que o crescimento em audíveis diminuiu 3,8% durante o trimestre. Como resultado, a empresa vem aumentando sua presença na categoria de relógios, embora as remessas gerais permaneçam bem abaixo de 1 milhão de unidades.