Negócios sociais brasileiros que resolvem desafios sociais e ambientais recebem mentoria da Microsoft

0

Nove projetos de empreendedores sociais brasileiros focados em resolver desafios referentes à sustentabilidade foram selecionados para participar do programa Microsoft Entrepreneurship for Positive Impact, que é promovido pela Microsoft e oferece globalmente às startups qualificadas acesso à tecnologia, educação, networking e doações. A startups selecionadas receberão sessões de mentoria e coaching até o mês de junho. Os negócios sociais foram avaliados por suas métricas financeiras e econômicas e contribuição direta em mitigar um dos grandes desafios sociais e/ou ambientais da sociedade por meio de seus produtos, serviços ou operações.

As startups que foram selecionadas e irão para a segunda fase do programa para receber mentoria da Microsoft são Agência Bori, agência de notícia focada em ciência para levar informação para jornalista e stakeholders do setor público; a PBSF, que é uma plataforma que busca reduzir o número de crianças com deficiência no mundo; Guiaderodas, plataforma dedicada à acessibilidade; Agrotools, plataforma de soluções digitais para toda cadeia do agronegócio; Ambipar Triciclo, programa de coleta de resíduos que transforma resíduos em moedas virtuais; Aterra Ambiental, plataforma de conexão, negociação e gestão de resíduos; BlockC, startup que faz a gestão da pegada de carbono por meio de blockchain; Firgun, fintech focada em reduzir as desigualdades sociais por meio de serviços financeiros e Enform, uma plataforma SaaS (Software as a Service), que ajuda o setor de energia e a cadeia de valor a gerenciar seus compromissos ESG e neutralização da pegada de carbono.

Lançado em 2023, o Microsoft Entrepreneurship for Positive Impact busca projetos que estão estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS): Educação de qualidade (ODS 4), Trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8), Ação contra a mudança global do clima (ODS 13) e Paz, justiça e instituições eficazes (ODS 16).  Depois de selecionadas, as startups recebem ainda os benefícios do hub Microsoft for Startups Founders Hub, que inclui até US$ 150.000 em créditos Azure (nuvem da companhia); acesso gratuito a ferramentas de desenvolvimento de código, incluindo GitHub; ferramentas de colaboração gratuitas, como o Microsoft Teams, e construção de comunidade e networking.

"Estamos muito orgulhosos dos projetos selecionados, todos eles contribuem de diferentes formas para resolver os mais urgentes desafios globais, sociais e ambientais por meio da tecnologia", comenta Franklin Luzes, vice-presidente de Inovação, Transformação e Startups em fase de crescimento acelerado na Microsoft Brasil. Como próximo passo vamos colocá-los em contato com as melhores tecnologias, parceiros e recursos para alcançar juntos um mundo mais sustentável e acessível", completa.

Idealizado pela pesquisadora, biomédica e jornalista de ciência, Ana Paula Morales, a Agência Bori é focada em entregar para a imprensa conteúdos científicos inéditos de qualidade, resumindo estudos produzidos por institutos de pesquisa e contribuindo para combater a desinformação no setor. Desde sua criação, em 2020, o projeto já conseguiu gerar impacto para a criação de políticas públicas, principalmente nas áreas de saúde e ambiental. Por meio de um banco de metadados, aplicação de ciência de dados e inteligência artificial, é possível selecionar os artigos mais interessantes para serem compartilhados com as revistas científicas, imprensa e tomadores de decisão. 

Já a startup PBSF, tem a missão de usar a tecnologia para reduzir o número de crianças com deficiência em todo o mundo. O negócio social usou o Microsoft Azure para a construção de um dos maiores bancos de dados do mundo com informações de recém-nascidos com alto risco de lesão cerebral. A iniciativa oferece atendimento a recém-nascidos em 51 hospitais no Brasil, EUA, Índia e Reino Unido. Com o sistema da PBSF, os especialistas podem fornecer monitoramento cerebral a milhares de bebês. Por meio de técnicas de machine learning, a startup está aumentando ainda mais a capacidade do projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.