Sejamos realistas: as senhas estão morrendo. Antigamente, criávamos 2 ou 3 senhas memoráveis e quebrávamos a cabeça para lembrar como acessar a conta de alguma rede social sem medo de ser bloqueado, e isso ainda era bem seguro.
Hoje em dia, se você tentar isso, provavelmente seus acessos estarão em risco se criar uma conta usando as mesmas senhas. Os anos dourados das senhas convenientes e de fácil memorização ficaram para trás, já que as senhas se tornaram apenas mais um pequeno elo em uma cadeia muito maior que é a sua segurança digital. E, para ser honesto, não são elos muito fortes. As senhas costumavam ser as chaves do mundo digital, mas, ao contrário das fechaduras do mundo real, elas se tornaram muito fáceis de quebrar e de obter vantagens.
Criptografia do Adeus
No início do mês de maio comemoramos o Dia Mundial da Senha mas, ao invés de comemorar, recomendo que você se prepare para dar adeus à esta antiga conhecida. Muitos gigantes da tecnologia, como Microsoft, Apple e Google, já entendem que as chaves de acesso e o acesso sem senhas são uma tendência para o futuro. Mas, ainda que as senhas funcionem como bloquear o sol com uma peneira para os hackers de verdade, precisamos seguir as práticas recomendadas para torná-las mais seguras.
É fundamental seguir três regras principais: não reutilizar senhas; investir em etapas adicionais, como autenticação multifatorial, login com ID facial e aplicativos de senhas; e lembrar que quanto mais humana for a sua senha, maior será o risco, então precisamos apostar na combinação de letras, número e caracteres especiais.
Então, enquanto as senhas ainda fazem parte do seu dia a dia, tenha a certeza de que segue as melhores práticas, antes que a próxima tendência chegue com tudo para nos livrarmos definitivamente deste processo fatídico. Veja abaixo algumas dicas.
Use o teclado sem dó – e sem sentido: Sua senha deve ser uma combinação de letras, números e caracteres especiais. Quanto mais humana for sua senha, maior será a probabilidade de quebrá-la rapidamente. Use a quantidade máxima de caracteres que a caixa permitir e também pode utilizar um gerador de senha para criar algo realmente complexo. Quanto mais esquisita a senha, mais segura ela é, então seja esquisito!
Reutilize garrafas, não senhas: Grandes violações corporativas acontecem o tempo todo, e um dos dados que sempre é extraído junto com seu nome e e-mail é a sua senha. É fundamental que você saiba que, no momento em que elas são publicadas para uso de hackers em aplicações como o Pastebin, centenas de pessoas mal-intencionadas estão examinando esses dados e testando as senhas com cada login que conseguem encontrar usando seu e-mail. O truque para se manter à frente das violações é usar senhas exclusivas para CADA conta que você criar, sem exceções!
Altere a senha com frequência: as senhas se enquadram em diferentes níveis de prioridade e importância. Sua conta bancária ou e-mail corporativo são muito mais importantes do que sua conta do TikTok, a menos que você seja um influencer ganhando milhões no TikTok. Considere quais contas têm maior prioridade e são mais propensas a serem atacadas e certifique-se de atualizar essas senhas com frequência. Ficar atento às últimas violações e ataques também ajuda demais. Assim, quando souber de uma violação em um serviço que você utiliza, pode atualizar a senha o mais rápido possível para se preservar.
É perigoso ir sozinho: com práticas de segurança adicionais, como autenticação multifatorial, login de identificação facial e aplicativos de senhas, manter-se atualizado sobre essas práticas recomendadas agora é muito simples. Aproveite todos os utilitários e serviços oferecidos por meio de seu smartphone, navegador e outros dispositivos, e sempre que tiver a oportunidade, escolha ter mais segurança.
Até mais, e obrigado pelos logins!
Mesmo que as senhas continuem a perder relevância em tecnologia e segurança, elas serão pelo menos lembradas com dignidade, já que todos nós nos tornamos especialistas no comportamento de senhas. Vamos celebrar esses anos finais das senhas, tornando-as o melhor que podem ser e, quando chegar a hora, vamos nos despedir delas com dignidade, gravando um vídeo para o YouTube sobre crianças reagindo às senhas, sete anos depois.
Anthony Cusimano, estrategista corporativo na Object First.