TIM e Google Cloud criam centro de inovação em Turim, Itália

0

A TIM e Google Cloud construíram seu primeiro centro de inovação para clientes chamado de OGR Tech, na cidade de Turin, Itália, que abrigará um laboratório inteligente dedicado ao desenvolvimento e experimentação de tecnologias de nuvem e IA para demonstrar suas aplicações para diferentes segmentos, como cidades inteligentes, turismo, manufatura, varejo e finanças. Ele se junta ao centro existente, onde a TIM Enterprise e o Google Cloud continuam a operar no Opening Future Hub em colaboração com o Intesa Sanpaolo.

A mudança ocorre num momento em que a Itália se posiciona para liderar o debate sobre IA na Europa. No mês passado, o governo reservou um investimento inicial de até um bilhão de euros para promover projetos e startups de IA, que serão apoiados pelo credor estatal Cassa Depositi e Prestiti. A primeira-ministra Giorgia Meloni disse recentemente que a IA estará entre as questões-chave da presidência italiana do G7, que dura até o final deste ano.

A colaboração entre a TIM e o Google Cloud remonta a 2020. O Grupo TIM construiu novos data centers para serem a infraestrutura de backbone para duas novas regiões do Google Cloud na Itália. A capital piemontesa já abriga uma das duas regiões do Google Cloud, inauguradas em março do ano passado. A região de Turim está instalada em um dos 16 data centers da TIM Enterprise.

A empresa de nuvem da TIM, Noovle, é uma importante parceira do Google Cloud na Itália e foi responsável pela migração de pouco mais de um quarto (26%) das soluções de nuvem privada da TIM de data centers locais para o Google Cloud, usando o Compute Engine para criar e executar máquinas virtuais.

Em 2002, a TIM e o Google Cloud lançaram a primeira plataforma na Itália que permitiu a mobilidade inteligente na tecnologia Edge Cloud 5G da TIM. A plataforma combina o software Google Distributed Cloud Virtual com a infraestrutura Telco Cloud e rede móvel 5G da TIM. Esse projeto utilizou a rede 5G da TIM na área de Bolonha e Modena para permitir que a MASA (Modena Automotive Smart Area) e a Universidade de Modena e Reggio Emilia testassem novas soluções para carros autônomos e assistidos, bem como aplicações para mobilidade avançada em nuvem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.