O investimento em tecnologia muitas vezes é determinante para levar empresas a melhorar o desempenho e reduzir custos. Isso foi o que aconteceu com a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a Coopmil, que contratou a Goldnet, integradora de soluções especializada em serviços de conectividade e convergência de redes, para implantar VPNs interligando suas 13 unidades de atendimento espalhadas pelo estado.
Com seus núcleos interligados, a principal função da Coopmil pode agora ser executada com mais agilidade. Os dados cadastrais dos associados para formalização dos contratos financeiros podem ser acessados remotamente por meio das VPNs. Antes, os dados do servidor da cooperativa só podiam ser obtidos pelos operadores da matriz localizada na capital paulista. As demais unidades confirmavam a situação dos associados por telefone, não podendo elaborar os contratos na hora, consumindo muito tempo dos funcionários e dos associados que procuravam o serviço.
Agora, os dados atualizados podem ser acessados remotamente pelos operadores autorizados de qualquer filial. Esse procedimento permite que os contratos sejam impressos na hora, com redução do tempo de atendimento de 20 minutos para cerca de três minutos, além da melhora e confiabilidade na qualidade do serviço. "A agilidade que adquirimos é muito importante para a funcionalidade do processo e com um serviço mais eficiente, acreditamos que conquistaremos a satisfação e predileção de nossos associados", explica Persio Miani Gomes, coordenador de TI da Coopmil.
Além da agilidade, o principal benefício obtido para os técnicos, segundo ele, foi a manutenção remota. Por meio da solução, problemas com softwares e configurações podem ser facilmente resolvidos a partir da matriz, sem deslocamento de profissionais, otimizando tempo de trabalho e custos para a cooperativa.