A companhia de varejo on-line B2W, empresa resultante da fusão entre os sites Americanas.com e Submarino, anunciou nesta quinta-feira, 7, os resultados do segundo trimestre e do consolidado no primeiro semestre. A receita bruta da companhia no trimestre foi de R$1,029 bilhão e de R$ 2,058 bilhões no semestre, que representaram crescimentos de 39% na comparação com os mesmos períodos do ano anterior. O aumento é atribuído ao crescente número de novos clientes, ao aumento na freqüência de compras da base de clientes ativos e também de um aumento gradual do tíquete médio.
O lucro bruto da B2W no trimestre foi de R$ 218,9 milhões, o que resultou em uma margem bruta de 30,3% da receita líquida, comparado ao lucro bruto de R$ 156,4 milhões e 30,1% de margem bruta no mesmo período de 2007. No semestre, a margem bruta foi de 30,3%, comparada a 30,4% registrada um ano atrás. Já o lucro líquido no trimestre totalizou R$ 16,4 milhões (2,3% da receita líquida), comparado aos R$ 11,2 milhões (2,1% da receita líquida) registrados no mesmo período de 2007. No consolidado nos primeiros seis meses do ano, o lucro líquido atingiu R$ 31,3 milhões, cifra 32% superior aos R$ 23,8 milhões obtidos em igual período do ano passado.
A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) alcançou R$ 104,5 milhões no segundo trimestre, com crescimento de 50% em relação a igual período de 2007. A margem Ebitda cresceu de 13,4% no segundo trimestre de 2007 para 14,5%, representando um crescimento de 110 pontos base. No primeiro semestre, o Ebitda também cresceu 50% e a margem Ebitda teve expansão de 100 pontos-base.
A despesa operacional da B2W no segundo trimestre foi de R$114,4 milhões, representando 15,8% da receita líquida, comparada à despesa operacional de R$ 86,7 milhões, ou 16,7% da receita líquida no mesmo período de 2007. No semestre, as despesas operacionais representaram 16,1% da receita líquida, o que significou uma redução de 110 pontos-base em relação ao mesmo período do ano anterior.
No segundo trimestre, as compras feitas com o cartão Submarino atingiram a marca de 17% do total de vendas do site no mês de junho. Já o total de reservas (gross bookings) feito pelo B2W Viagens atingiu R$ 59,1 milhões no trimestre e R$ 97,9 milhões no semestre, representando, respectivamente, crescimentos de 180% e 170% quando comparados aos mesmos períodos de 2007.
O Ingresso.com, por sua vez, registrou crescimento de 15% na quantidade de ingressos de cinema vendidos no trimestre e de 30% na receita bruta contra o mesmo período do ano anterior. No semestre, a melhoria foi de 21% na quantidade de ingressos vendidos e 19% na receita bruta, comparados aos primeiros seis meses do ano passado.