O Facebook começou a testar sua própria versão de Trending Topics (tópicos mais populares discutidos na rede, ou TTs), recurso similar ao que já existe no microblog Twitter. A novidade ocorre dois meses após a plataforma de relacionamento ter introduzido hashtags em suas páginas, outra funcionalidade original do Twitter.
A informação sobre a experimentação de TTs próprios pelo Facebook foi divulgada inicialmente pelo site AllThingsD e confirmada ao site Mashable, que recebeu da rede social a seguinte declaração:
"Hoje (7 de agosto) começamos a realizar um pequeno teste que exibe trending topics no Facebook. O recurso está atualmente disponível apenas para uma pequena porcentagem de usuários norte-americanos que utilizam o site móvel do Facebook (m.facebook.com), e ainda encontra-se em estágios iniciais de desenvolvimento."
Rafael Brito, especialista em redes sociais da agência Goomark, lembra que os trending topics têm o potencial de aumentar o engajamento e a interação dos usuários com as marcas e com outros usuários.
"As marcas que estiverem atentas aos TTs podem tirar proveito dos assuntos com o objetivo de viralizar seus conteúdos além de criarem suas próprias hashtags", diz Brito.