A Acronis e a EQT anunciaram nesta quarta-feira (7) que o fundo EQT X adquirirá uma participação majoritária na empresa. Os fundadores, a administração e os investidores existentes – como contas geridas pela CVC, Springcoast e BlackRock Private Equity Partners – permanecerão como acionistas minoritários significativos. A empresa suíça foi avaliada na transação acima da última rodada de financiamento de crescimento concluída em 2022.
Os termos financeiros do acordo não foram divulgados. As empresas informam, no entanto, que a Acronis foi avaliada segundo o seu último investimento, em 2022, no valor de US$ 3,5 bilhões.
Para algum contexto sobre crescimento, Acronis em si diz que hoje suas soluções são usadas por 20 mil provedores de serviços e mais de 750 mil empresas. Em 2022, ela informou que tinha 5,5 milhões de "usuários domésticos" e 500 mil corporativos.
A EQT assume o controle acionário de uma rede que possui 15 escritórios ao redor do mundo, com mais de 1,7 mil funcionários e que abrange mais de 150 países.
A Acronis se define como uma plataforma de software de cibersegurança e proteção de dados. Fundada em 2003, a companhia tem foco nos Provedores de Serviços Gerenciados.
Em junho deste ano, a empresa anunciou um novo data center para impulsionar as operaçoes no mercado brasileiro.