A tecnologia de desenvolvimento Ágil ganha cada vez mais adeptos no Brasil, tendo em vista as características como prazo de entrega mais curto (time to market), menor custo de desenvolvimento, de suporte e qualidade superior de códigos. Esses são alguns dos fatores ressaltados por Samuel Crescêncio, CEO da OnCast, de Florianópolis, que promoveu na primeira semana de setembro o encontro Pensando Lean, que reuniu profissionais de grandes empresas como RBS, Unilever, Globo, Porto Seguro, Honda, USP, Neogrid, Odebrecht, entre outros.
Segundo estimativas o executivo, já existem próximo de mil pessoas capacitadas em tecnologia Ágil, que além de se disseminar pelo Brasil está chegando a outros países da América Latina.
No encontro estiveram presentes Mary e Tom Poppendieck, especialistas norte-americanos já lançaram quatros livros sobre o assunto, alguns deles traduzidos para japonês, chinês, coreano e português. A tradução em português para o livro "Leading Lean Software Development: Results are Not the Point" de 2009 foi realizada no evento.
De acordo com Mary, os benefícios do uso da metodologia podem ser comprovados em termos de ROI (retorno sobre o investimento), bastando citar o exemplo da IBM, que em 2007, treinou 2.500 engenheiros para desenvolvimento de suas soluções de software e obteve uma redução de custo entre 60% a 70%.
"O conceito é que o teste do software aconteça ao mesmo tempo do seu desenvolvimento, o que garante a melhor qualidade do código (clean code); melhor arquitetura com todas as modificações realizadas, o que pode favorecer no futuro quando se tiver de fazer alguma mudança nos sistemas legados", diz a especialista.
OnCast
A OnCast foi formada em 2003 por três sócios recém-formados, que hoje contam com 25 projetos desenvolvidos e entregues; e atualmente conta com 10 profissionais, com sede em Florianópolis e escritório comercial em São Paulo.
Além de treinamento e mentoring na metodologia Ágil, a empresa é pioneira na aplicação da solução em serviços terceirizados de desenvolvimento de software, em todos os níveis, incluindo a gestão estratégica através de Lean; a gestão de projetos com Scrum e a engenharia de software inspirada no XP.
- Mercado